Washington - O dirigente histórico da FLEC, Nzita Tiago, foi afastado da presidência da organização, afirma um grupo de militantes que acrescenta ter sido eleita uma nova direcção para aquele agrupamento.


Fonte: VOA


Nzita Tiago dirigia a Frente de Libertação do Enclave de Cabinda há várias décadas e há agora receios que a decisão poderá causar mais uma cisão entre os nacionalistas cabindenses já afectados por numerosas cisões que resultaram na criação de diversos agrupamentos.

 

Afonso Massanga é o novo presidente da FLEC mas reconheceu à Voz da América que provalmente nzita Tiago não irá reconhecer a nova direcção.

 

Massanga disse que Nzita Tiago tinha sido afastado  “ por faltas ou erros graves” na liderança do movimento.

 

“Temos que agradecer o papel de Nzita Tiago na criação da FLEC mas o povo de Cabinda já não aceita a sua direcção," disse Massanga.

 

Embora houvesse militantes que fossem de opinião que Nzita Tiago deveria continuar na presidência até á sua morte, "nós não podíamos continuar com o mesmo sistema de funcionamento," acrescentou.

 

Interrogado sobre a reacção de Nzita Tiago às propsotas da sua demissão, Massanga disse que o líder histórico da FLEC "tentou afastar-nos da direcção da FLEC mas pelo contrário nós é que o afastamos" por ter violado artigos da constituição da organização.


"O Senhor Nzita liderou a FLEC durante mais de 40 anos e já fez o que tinha que fazer e deu o que tinha que dar," disse.


"Nós lamentamos um pouco o sucedido mas ele deveria compreender que a fase actual de evolução da luta de Cabinda é uma nova fase que deverá levar Cabinda até á  independência," acrescentou.


Afonso Massanga negou a possibilidade da criação de mais uma facção da FLEC.


"Eu acredito que ele vai tentar criar uma nova facção mas o povo de Cabinda já não vai aceitar esta facção mesmo se ele a criar," acrescentou.


Na sua entrevista Massanga disse estar disposto ao diàlogo com o govenro angolano mas disse que de momento não há qualquer sinal que as autoridades angolanas estejam dispostas a iniciar um diálogo com a sua organização.