Luanda – O representante da secção de apoio aos estudantes junto a Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE), Kiafuca Maleta Dieudone é acusado pelos bolseiros angolanos na Argélia de cometer inúmeras irregularidades. O Club-K faz questão de publicar na íntegra a carta/denúncia dos mesmos sem qualquer alteração.


Fonte: Club-k.net

Kiafuca Maleta Diedone tem muito olho no dinheiro

kiafuca.jpg - 56.38 KbMelhores cumprimentos;

Digníssimos responsáveis do portal Club-K, é com muita dor, lamento e tristeza que viemos por meio desta missiva denunciar uma série de irregularidades que tem ocorrido por parte do Chefe da Secção de Apoio aos Estudantes na Argélia.
De antemão vamos começar por enumerar alguns actos irregulares por parte do Sr. Kiafuca Maleta Diedone (REPRESENTANTE DA SECÇÃO DE APOIO AOS ESTUDANTES/INABE):


1. O subsídio de bolsa dos estudantes recém-chegados cá no ano de 2011 referente aos meses de Novembro e Dezembro foi pago incompletamente (pagou um mês; e o pagamento cá é feito no valor equivalente a dois meses), e o mesmo ainda teve a ousadia de dizer que pagou os mesmos com dinheiro do seu próprio bolso, alegando ter havido piedade por parte da sua pessoa e dizendo que os mesmos não se encontram registados no INABE; o que não corresponde a verdade.


2. Recebemos a informação que o valor estimado para os estudantes que terminam a formação em graduação é acima dos 4.000 dólares (bilhete de viagem, excesso de bagagem etc.), Sr. Kiafuca Maleta Diedone faz a entrega dos valores de uma maneira aleatória e como bem entende, isto é: Ele no máximo dos máximo pode dar 3000 dólares, mas nunca o valor completo. Existem informações credíveis que o mesmo quando faz o fax ao INABE pediu 7.000 dólares por finalista e aqui só recebemos de 3000 dólares abaixo (uns recebem 1500, outros 2000, alguns 2700 dólares como ele bem entende). Prova disso é que, os estudantes assinam os papeis lá na Embaixada na área de SAE. Mas ele nunca faz a entrega de recibo ou documento que justifica os valores recebidos pelos finalistas, ficando tudo em assunto sigiloso por parte do mesmo, caso haja dúvidas digníssima Ministra pedimos que solicitem o INABE para que apresente os documentos faxeados pela área de SAE/INABE-Argélia, senão pedimos que solicitem a área das Relações Publicas da Embaixada de Angola na Argélia, pela sua representante passamos o nome, Dona Maria. Eis o contacto telefónico da mesma 00213661920123, visto que a mesma tem emitido alguns faxes a mando do Sr. Kiafuca M. Diedone (eis o contacto telefónico de Kiafuca M. Diedone 00213553327712).


3. Há estudantes que já não se encontram cá na Argélia e o mesmo (Kiafuca M. Diedone) não deu a conhecer ao INABE até hoje e o subsídio de bolsa dos mesmos vem chegando até aos dias de hoje.


4. Ainda neste ano lectivo, em curso, Sr. Kiafuca M. Diedone endereçou um documento ao INABE enaltecendo dois estudantes no sistema LMD, que se encontram no ciclo de MASTER 1 e 2 respectivamente; tendo o INABE respondido positivamente a sua demanda, pelo que os mesmos vêm recebendo a quantia de 2700 dólares bimensal, por contra todos restantes estudantes recebem 750 dólares bimensal, não importando se encontram-se no Master ou na licenciatura, e o pior é que menospreza totalmente os estudantes do sistema clássico (Engenharia) que tem a equivalência de Master no sistema LMD ou vice-versa.


5. Neste momento o mais recente golpe do Sr. Kiafuca é concernente as contas bancárias dos estudantes, o mesmo alega não poder fazer o pagamento do subsidio de bolsa referente aos meses de Janeiro e Fevereiro do ano a decorrer, porque não pode fazer sem que tenhamos as contas bancárias abertas (ao que tudo indica haverá um atraso, porque ele poderia nos transmitir esta informação no subsidio de bolsa passado, e não agora encima da data de pagamento), realçamos desde já que o sistema de pagamento a nível das contas bancárias já se fazia cá nos tempos passados, mas foi abolido por razões de atraso dos bancos argelinos, isto é alguns estudantes viam o seu dinheiro cair a tempo nas suas contas e outro não o que gerava um certo descontentamento por parte da comunidade estudantil, entretanto doravante a Embaixada tem feito o pagamento nas suas instalações, caindo o dinheiro na conta bancária da Embaixada, mas o suposto Sr. Kiafuca M. Diedone quer voltar há um erro que foi corrigido na vinda do antigo Embaixador Hermínio Joaquim Escórcio.


6. Quanto aos assuntos burocráticos concernente aos estudantes cá, é uma lastima enorme, o mesmo desde sua vinda cá em 2010, jamais conseguiu solucionar ou resolver os casos de grande impacto e desagrado dos estudantes (escolha dos cursos dos estudantes, principalmente o de petróleo).


Digníssimos, imploramos a Vossa colaboração pois é urgentíssimo; o que se tem constatado a nível da SAE cá é muito grave, e é de realçar que encontramo-nos em fase de preparação para os exames do 1° semestre, e vemo-nos obrigados a trabalhar academicamente de barriga vazia (cozinhamos nos nossos dormitórios porque as entidades argelinas não oferecem-nos as condições de cardápio adequadas ou saudáveis, assim como casas de banho salubres para o uso publico, o que tem nos obrigado a alugar quartos com casas de banho privadas com o dinheiro da bolsa e custear a alimentação.
Assim como as despesas escolares, sendo o subsidio pouco para resolução de todos estes problemas), porque o mesmo alega não querer fazer o pagamento, sem que faça abertura das contas bancárias como se o dinheiro saísse do seu bolso; visto que o mesmo tem muito olho no dinheiro permita-nos a expressão, digníssimos responsáveis.


Sem mais delongas, expressamos votos de vossa alta consideração e é com muito alento que esperamos que se façam algo para o bem-estar da nossa nação.


Argel, 19 de Fevereiro de 2012