Luanda  -  Crime por difamação é a acusação que pesa sobre os cerca de 10 membros do Comité Central da FNLA, que já respondem ao processo desde o dia 15 do corrente mês, na Direcção Nacional de Investigação Criminal.
 

Fonte: Eclesia


Trata-se de membros da denominada comissão interna catalisadora, cujo porta-voz falou à Ecclesia.
 

 “Quem colocou a situação na DINIC é o irmão do presidente Lucas Ngonda, todos nós da comissão catalisadora, que ele acusou, neste momento estamos a responder pela DINIC a partir do dia 15. Eu pessoalmente fui chamado no passado dia 15, o coordenador da comissão, o irmão Sanda Homacunde, assim como o professor doutor Carlinhos Zassala” - disse.

 
“ Fez uma acusação de que nós levantamos uma difamação contra ele, enquanto que nós denunciamos o seu comportamento” explicou.

 
Bernardo António disse por outro lado que a acusação surgi na sequência de uma denúncia levada a cabo por membros da comissão desde Novembro do ano transacto, segundo a qual Lucas Ngonda terá assinado um acordo secreto com o secretário Geral do partido no poder, com o objectivo de perpetuar as discórdias no seio do partido dos irmãos.

 
E o Secretário-geral para informação da FNLA de Lucas Ngonda, Miguel Pinto, diz que os elementos da comissão catalisadora forjaram o documento em questão, pelo que a direcção do partido decidiu processá-los.

 
“Pegaram nesta carta, tiram a parte do fundo da assinatura do nosso presidente, tiram o cabeçalho, introduzem os seus emailes, os seus dizeres e publicam, não vamos deixar esta difamação em mãos alheias, temos que levar à justiça” - disse.