Luanda - Eu acredito que o João Soares é uma pessoa de boa fé.  Eu acredito que o Álvaro Artur Domingos Queirós não é uma pessoa de boa fé e revela alguma desorientação na defesa de ideais ambíguos. Ele procura ser actor num tabuleiro social e político com demasiado “xadrez” para os opositores, onde as regras do jogo aparentam estar exageradamente viciadas.


Fonte: Club-k.net


O Álvaro Artur Domingos Queirós tropeça na sua argumentação e os mais desatentos poderão pensar que ele é uma pessoa bem formada, inteligente e imparcial na análise dos factos históricos, tentando vulgarizar as lendas que o actual Reigime de Angola tenta impor como verdade absoluta. É natural que se verifique  um choque mental e de valores num fanático que defendeu o Marxismo-Leninismo Selvagem e teve de mudar de bandeira para passar a defender os mesmo actores, agora peões muito bem remunerados, no Capitalismo Selvagem, mascarando-se de catedrático em democracia na República Monárquica.


O Álvaro Artur Domingos Queirós esquece-se de que o passado não é feito de “imagine-se”, apenas o futuro. Não é necessária uma grande imaginação para prever, como acontece no presente em Angola, um futuro com muitas injustiças sociais, com muitos sofismas, contradições  e mentiras, com muitos novos-ricos,  com muitos tapetes presidenciais, oportunistas e demagogos, a juntarem as letras do abecedário para escreverem  muitas páginas de jornal a exaltarem os donos do Reigime clonial e colonial, como os da Coreia do Norte, do Irão ou da Síria (Não nos esqueçamos de que o Jornal de Angola diz que a guerra na Síria é somente de palavras).


Mas eu vou dar algum benefício da dúvida para questionar a imaginação “desprezível” do Álvaro Artur Domingos Queirós:


“O MFA fez tudo para que o MPLA e a UNITA assinassem um acordo de amizade e cooperação? Isso foi feito no Luena, em Outubro de 1974? E logo a seguir, MFA e a diplomacia do MPLA fizeram tudo junto da Organização de Unidade Africana (OUA) para que a UNITA fosse reconhecida como um movimento de libertação, o que veio a acontecer em Novembro? Só assim foi possível fazer a cimeira de Mombaça, onde os três movimentos de libertação – MPLA, FNLA e UNITA – adoptaram uma posição conjunta para apresentar na cimeira de Alvor?”


O Álvaro Artur Domingos Queirós disse que o MPLA assinou um acordo de “amizade e cooperação” com a UNITA? Com o movimento que ele diz ter sido um braço armado do regime colonial português? Então porque violou esse acordo? Então porque matou tantos militantes e suspeitos de serem apoiantes desse movimento/partido, o que deu origem ao descrédito total da honestidade do MPLA e à longa guerra civil?  O mundo sabe que a coerência e a honestidade de muitos militantes e arautos do MPLA são “desprezíveis”.  O MPLA é aquele partido que abandonou os ideais do Marxismo-Leninismo para passar a defender  um programa para impor o Capitalismo Selvagem?


O Álvaro Artur Domingos Queirós arrisca-se a ser excomungado pelo Presidente do MPLA ao contrariar as teorias impostas  como factos históricos para o ensino ensino oficial dos jovens angolanos, quando diz que existiram três movimentos de libertação – FNLA, MPLA e UNITA (por ordem alfabética). A FNLA e a Unita eram (são) movimentos de libertação ou “lacaios do Imperialismo e do Neocolonialismo”? O Álvaro Artur tropeça e cai com a argumentação que utiliza quando pretende fintar e rasteirar a atenção e a inteligência dos seus leitores, procurando mascarar a história. Ou então foge-lhe a boca para a verdade.  Estes comportamentos e atitudes acontecem frequentemente nos “desprezíveis” mercenários que armam-se em entendidos em matérias de que não são especialistas nem estudiosos honestos.

Vamos tentar ser honestos. As colónias ou subcolónias da União Soviética DEMOcratizaram-se. Algumas dessas colónias tornaram-se independentes. Sem qualquer “imagine-se” eu observei, in loco, de que o tecido urbano e social herdado demonstra que essa colonização foi muito semelhante ou pior do que a portuguesa. Os centros das cidades são todos muito belos. A desilusão acontece quando visitamos os arredores. Os monarcas dessas repúblicas estão todos muito ricos ou exilaram-se em países de acolhimento que incentivaram, abençoaram e protegeram a vinda de enormes fortunas desviadas dos cofres públicos. Os que mantêm-se no poder têm todos muitos   Álvaros Artures Domingos Queirós, fiéis tapetes e servidores, para cosmetizarem as suas falta de inteligência, desonestidade e incompetência.  Nisso o Álvaro Artur Domingos Queirós não é original, nem no facto de procurar mascarar-se, com muita desonestidade intelectual,  de arauto de um Reigime Capitalista Marxista-Leninista Selvagem, inspirando-se em fontes que demonstram exagerada miopia para uma observação independente das violações dos direitos humanos.


O Álvaro Artur Domingos Queirós diz que “pode ser que esteja a ver e a ouvir mal”. Está mesmo! Daí tanta desorientação, confusão e verborreia evidenciadas na sua paranóia em relação ao Savimbi e ao João Soares. Já conseguiram matar o Savimbi mas não podem matar o João Soares.


A história diz-nos que a razão e a dignidade nunca estão do lado dos que espancam e matam mais. A evolução imediata demonstra que o Savimbi tinha muita (não toda) razão nos seus ideais e no seu discurso. O apoio recebido do regime sul-africano, nessa época, em nada é diferente da ajuda recebida pelo MPLA dos “democratas cubanos e soviéticos”.


Será que eu vi fotografias do Savimbi a ser recebido pelo Nelson Mandela? Não creio que essas fotografias fossem montagens fotográficas como aquelas em que os Reigimes Marxistas-Leninistas defensores do Capitalismo Selvagem eram (e são) dos melhores mestres na arte de disfarçarem e manipularem a realidade.


O Álvaro Artur Domingos Queirós diz que “pode ser que esteja a ver e a ouvir mal”. Está mesmo! Angola não tem médicos especializados em Oftalmologia e Otorrinolaringologia? Se não tiver, o Álvaro Artur Domingos Queirós poderá ser tratado por especialistas desse ramo da medicina numa das próximas visitas a Portugal. Vai pagar essas consultas em petrodólares ou em diamanteuros?