Cabinda – Os comandantes militares, João Alberto Gomes "Noite e Dia" e Mazina, pertencentes a Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC), desaparecidos na noite de terça para quarta-feira desta semana, foram encontrados mortos – com sinais de tortura – na última sexta-feira, 09, na localidade de Mengo, localizada entre Ponta Negra e Dolisie.


Fonte: Club-k.net/VOA

Segundo soube este portal, através da VOA, que o chefe de Estado Maior das forças da FLEC, "Noite e Dia", juntamente com o responsável da frente norte, Mazina, foram barbaramente assassinados pelos efectivos das Forças Armadas de Angola (FAA).


Os restos mortais das vítimas, de acordo com Manuel Ngoma da FLEC, foram encontrados numa "cozinha" num local acima citado, pelas autoridades congolensas e identificadas por um grupo de elementos daquele movimento no local. "Inicialmente tivemos notícias que havia três corpos no local, mas a segunda informação disse tratar-se de dois corpos", contou a fonte que agora receia pela sua vida.
 
 
O assassinato dos comandantes “Noite e Dia”  e Mazina parece com efeito indicar uma campanha para eliminar a liderança militar dos separatistas cabindenses. Estes raptos acontecem cerca de um ano após anterior chefe de Estado Maior da FLEC, general Gabriel Nhemba "Pirilampo", ter sido raptado e assassinado. O seu corpo foi encontrado a 10 de Março do ano passado, dentro do território de Cabinda depois de ter sido raptado no Congo, e apresentava sinais de tortura e esfaqueamento. “Pirilampo” tivera sido também atingido por vários tiros.


Outro general da FLEC, Maurício Lubota “Sabata”, foi também raptado e assassinado em Março do ano passado. Meses depois, em Julho, o chefe da segurança militar da guerrilha separatista, João Baptista Júnior "Vinagre" foi raptado, desconhecendo-se até hoje o seu paradeiro.


Por sua vez, o presidente da FLEC, Nzita Tiago manifestou a sua indignação pelos raptos e assassinatos, dizendo que apesar de tudo continua disposto as possíveis negociações para por fim ao conflito naquele território. "Eu estou pronto a negociar, mas é preciso que os angolanos não julguem que ao matarem pessoas assim os cabindas vão denunciar a reivindicação legítima do seu território", rematou.Os comandantes militares da FLEC "Noite e Dia" e Mazina foram encontrados mortos. Um porta-voz da FLEC disse à Voz da América que os corpos, com sinais de tortura, foram descobertos sexta-feira de manhã, na localidade congolesa de Mengo, localizada entre Ponta Negra e Dolisie.