Lisboa –  O  chefe do departamento de informação da Rádio Ecclésia, Walter Cristóvão (na foto)  foi esta quarta-feira (21) suspenso da condução do  “Manhã Ecclesia”, um programa bastante popular onde nas últimas semanas os ouvintes telefonavam  para dar opinião e tecer criticas sobre ocorrências que se registram na capital do país.


Fonte: Club-k.net


A suspensão  foi notificada ao jornalista  pelo  DG desta Rádio Católica, Padre  Quintino Kandandji, num momento em que a direção da emissora mostrou-se apática  com apresentação de dois registros magnéticos,  um sobre a CASA, de Abel Chivukuvuku  e outro sobre uma  entrevista do ex- Secretario Geral do MPLA, Marcolino Moco.


Paralelamente,  a  suspensão   de Walter Cristóvão, instalou-se na emissora católica, nas ultimas semanas, um esquema de censura desta vez extensivo a uma técnica de som, Vanda de Carvalho. Os registros  magnéticos  que chegam nas mãos da técnica passaram a ser  analisados pelos padres, antes de serem  entregues aos condutores dos programas.


São ainda desconhecidas as motivações exactas que levam o clero católico a proceder pela pratica de censura. Em sectores mais atentos,  há leituras desencontradas  aludindo que tais praticas alastrou-se  depois de os bispos terem recebido, esta segunda-feira, promessas, por parte do governador  e líder do MPLA em Luanda, de que daria   um lote de terreno para a construção da Igreja Católica, na cidade do Kilamba.  A promessa foi  feito a margem de uma visita aquela centralidade por parte dos Arcebispos e Bispos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tome (CEAST), que segundo a TPA, os mesmos  “motraram-se encantados com o projecto”.