Lisboa  – A Embaixada de Angola em Portugal e os respectivos Consulados-gerais divulgaram,  sexta-feira, um programa geral de actividades sócio-política, cultural e desportivas, para festejar o décimo aniversário da conquista da paz no país, que se assinala no dia 4 de Abril.


Fonte: Angop


ImageSegundo um documento distribuído pelos serviços de imprensa da Embaixada de Angola em Portugal, a que a Angop teve acesso, as jornadas de paz serão abertas no dia 1 de Abril, com um culto ecuménico de acção de graças, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, com a participação da comunidade religiosa e que contará com a presença de cerca de dois mil convidados, numa organização das associações religiosas.


No prosseguimento do programa, está previsto, para o dia 4 de Abril, o acto central em Portugal, com a realização de uma palestra com o tema “o papel da paz na afirmação de Angola: uma visão multidimensional”, no auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, proferido pelo professor universitário e analista político, Belarmino Van-Dúnem, seguido de uma exposição fotográfica sobre a paz em Angola.

 

Enquanto isso, na cidade do Porto, o Consulado-geral de Angola promove, no dia 7, um culto ecuménico sobre a paz, no Palácio de Cristal, com a participação de congregações religiosas e associações representativas da comunidade.

 

Naquele mesmo dia, está ainda previsto um jantar de confraternização, com a presença de funcionários do Consulado-geral do Porto e a comunidade local.


Já em Lisboa, e também no dia 7 de Abril, diplomatas e funcionários das missões, corpo diplomático e membros da comunidade assistirão, no Estádio do INATEL, a uma partida de futebol comunitário, que oporá as equipas representativas de Angola e de Portugal.


Ainda no  mesmo dia, o Consulado-geral em Faro realiza uma palestra subordinada ao tema “os benefícios da consolidação da paz para o povo angolano”, que terá como orador Jorge Kaluquembe.


A nota dos serviços de imprensa da Embaixada de Angola em Portugal adianta ainda que, no dia 14 de Abril, o Convento do Beato, na capital lusa, acolherá um “Caldo da Paz”, onde se espera agrupar perto de 1.600 membros da diáspora angolana.


Para o dia 18 de Abril, está marcado na Universidade de Coimbra, um “Simpósio sobre os 10 Anos de Paz em Angola”, com a participação maioritária de jovens estudantes.


O encerramento dos festejos do Dia da Paz em Portugal terá lugar no dia 20 de Abril, com a realização de uma “Gala da Paz Angola-2012”, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, que tem, entre outras atracções, uma homenagem a algumas figuras e a actuação dos cantores Puto Português, Celsio Mambo, Lina Alexandre e Té Macedo.


Ainda no dia 20 de Abril, será apresentada, no período da manhã, a revista especial “Angola 10 Anos de Paz, Desafios e Conquistas”.