Lunda Sul - Os trabalhadores da Televisão Pública de Angola da Província da Lunda-Sul mostram-se preocupados pela forma como o Director da Provincia da Lunda-Sul, António Mafuta  está gerindo os meios da instituição, e fundos alocados a aquela instituição pública na província.


Fonte: Club-k.net



http://imgs.sapo.pt/jornaldeangola/img/thumb2/20111020144957henrique_da_silva.jpgSegundo a Fonte que solicita anínimato dá conta de que o António Mafuta submeteu os meios de transporte, fundos alocados a instituição a controlo rigoroso com o único objectivo de não permitir que os profissionais na província não desenvolvam com animo e profissionalismo na divulgação as reportagens tal como acontecem.


Recentemete a instituição recebeu uma viatura, entregue apois a visita do PCA a Lunda-Sul, António Henriques da Silva (na foto),  está em uso privado, enquanto as duas, outra utilizada pelos reporteres já não oferece condiçoes para o seu uso. Sem retervisores, pneus em maus estado, apenas as equipas de reportagens são auxiliados a uma viatura que a governadora tivera oferecido também em mau uso.


Descontentes com esse estado de coisas, alguns dos profissionais reclamam a falta de transparencia, e reparação dos meios técnicos da empresa, bem como subsídios do custo de vida. Outros subsídios nunca foram pagos há mais de oito anos e as mais recente, avanço a fonte que solicitou para que a Direcção geral revejam a situação que os profissionais na província enfrenta.


Como se não bastasse, adiantam a fonte, o director  Mafuta para melhor estar seguro do que pretende que é o controlo e abuso do poder colocou na vitrina um memorando da Direcção Geral da empresa que o seu PCA estuda a qualificação salárial e o seu ajustamento, documento de Janeiro, para ocultar aquilo que a empresa coloca para o bom funcionamento da instituição pública, e a não atribuição de subsídios a equipas que deslocam a cada município da região em busca da realidade da província.


“Isto viola o princípio da isonomia e imparcialidade que se requer deste órgão, pois são entes do estado na prossecução do bem público de informar e formar o cidadão para o exercicio da cidadania sem equivocos. Como um cidadão da província, ou qualquer angolano pode conhecer a realidade da Lunda-sul, e de tudo que o governo está a realizar nas comunidades”, desabafa a fonte.


As nossas fontes recordam que tem sido impossível a divulgação das actividades desenvolvidas pela governo provincial principalmente os ganhos a província está a ter nos últimos anos, o que deixa antever a disputa desigual nas próximas eleições.