Pretoria - A embaixadora de Angola na África do Sul, Josefina Pitra Diakite, endereçou hoje, quarta-feira, uma mensagem às comunidades angolanas residentes nesse país, exortando-as a festejar o décimo aniversário da paz com júbilo e num ambiente de fraternidade e concórdia.


Fonte: Angop



A chefe da missão diplomática salientou a importância do 4 de Abril no percurso da história de Angola, tendo sublinhado que foi nesta data que ”Angola iniciou a etapa da pacificação das almas, da união, da reconciliação e da reconstrução nacional que hoje nos permite reerguer o país com toda firmeza”.


Na sua mensagem, a embaixadora lembrou a comunidade que “graças à ampla visão e ao espírito de promoção da reconciliação nacional do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, Angola conquistou a verdadeira paz que hoje permite a reorganização das instituições públicas e a consolidação da democracia multipartidária.


Josefina Pitra Diakite salienta que a pátria vive um período de evolução constante, rumo a construção de uma nova Angola, onde se espera a contribuição de cada angolano, independentemente da sua opção política e do país em que reside.


A mensagem refere que “Angola é, actualmente, um país muito diferente daquilo que era há uma década”, e faz menção das várias conquistas obtidas depois do alcance da Paz, em 2002, principalmente no domínio das infra-estruturas e criação de serviços que visam melhorar, cada vez mais, a vida das populações.


Como exemplos dos ganhos dos 10 anos de paz, a embaixadora menciona, na sua mensagem, alguns programas e empreendimentos de impacto social, tais como a implementação do programa de combate à pobreza e de desenvolvimento rural, estabelecimento do crédito bonificado e bolsas internas para juventude, a criação e aberturas de novas universidades públicas.


Realçou a construção de novas escolas, hospitais, centralidades, novas infra-estruturas desportivas, a nível do pais, e a reabilitação das estradas nacionais, das pontes e dos caminhos de ferro que, actualmente, facilitam a livre circulação de pessoas e transporte mercadorias.


Angola tem uma comunidade na África do Sul estimada em mais de 25 mil cidadãos. Para assinalar o Dia da Paz, decorrem hoje várias actividades, isoladas nível do território sul-africano, estando, programado para sábado, 07 de Abril, um acto de massas a ter lugar em Joanesburgo e que contará com oradores provenientes de Luanda.