Luanda – O  recente discurso do   Comandante-Geral da Polícia Nacional Ambrósio de Lemos,  proferido aos  jornalistas na província de Benguela esta a ser visto por sectores da oposição política como iniciativa do mesmo em desmarcar-se  de eventuais conotações da sua imagem  a política  de repressão por parte do regime  em   atacar jovens manifestantes.


Fonte: Club-k.net

Nome de Kangamba foi usado para diversão

Ambrósio de Lemos negou que tenha visto tais grupos ora chamados de milícias tento garantido que a polícia tem agido nestas manifestações dentro dos marcos da lei.


O grupo de milícias eram inicialmente apresentados pela imprensa  privada como criação do membro do Comitê Central do MPLA, Bento Kangamba em estreita ligação com o governador de Luanda,  Bento Francisco Bento, porem,  mais tarde, surgiram revelações de que o nome de ambos estaria  apenas a ser usados para diversão por parte do Serviço  de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE).


Sebastião Martins, o ministro do interior e igualmente chefe do SINSE, passou a ser citado como o principal  entusiasta do surgimento dos grupos de repressão . aponta-lhe como tento recorrido a  elementos da segurança de estado,  ligados a  sessão do SINSE, no Rocha Pinto.  Fazem ainda parte destes  grupos elementos afectos a DNIC e outros anônimos. 


A margem das praticas de agressões, os populares  identificaram  um elemento “Kinda”, da polícia de Investigação Criminal colocado na ex-8ª esquadra de Luanda. O  outro polícia  identificado chama-se  Yuri, morador do bairro Maculusso  e é apresentado como mestre de Judô  do Ginásio da Escola Nzinga Mbandi,  próximo ao shoping Chamavo, em Luanda.


Outro elemento  próximo a corporação e também  identificado pelo populares  é tratado  por “Ti- Moço”, residente no município de Viana nos arredores da praça da “mama gorda”. É visto freqüentemente a praticar musculação  nas mediações da Comarca de Viana.


Do Sambizanga, foi identificado um elemento conhecido por “Bonito”, morador da rua Baião, muito próximo a musico Bruno King “dos Lambas”. Kinda, que é  morador do bairro Nelito Soares, rua B-1 (em frente ao Hospital Américo Boavida), no município do Rangel.


A acção repressiva de maior  repercussão (externa e dentro do MPLA), aconteceu a  10 de Março, resultando na agressão contra o SG do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes. O acto provocou indiganacao dentro do próprio regime.