Luanda – A comuna de Kanjala, localizada no município de Lobito, província de Benguela, está neste preciso momento a ser colorida, pelos membros da Juventude da Frente Nacional de Libertação de Angola (JFNLA), com as cores e símbolos daquele partido histórico. O acto faz parte de um híper programa político nacional do braço juvenil da FNLA, denominado “Pintar Angola e Angola ao vivo”, e, enquadra-se nas actividades de campo e de rotina do secretariado nacional daquela organização.


Fonte: Club-k.net

Pintar não é tudo. Durante os três dias (18 a 20 do mês em curso), os membros daquela organização prevêem realizar várias outras actividades desportivas e culturais. “Durante a nossa estadia na comuna de Kanjala, a JFNLA vai realizar uma partida de futebol entre as equipas provenientes das províncias de Kwanza Sul e Benguela”, contou o secretário-geral daquela organização Daniel António Afonso.


Já sobre as actividades culturais, segundo a nota de imprensa em nossa posse, a par a dança e teatro, o momento mais alto será a exibição do filme – que retrata o início da luta de libertação de Angola da dominação colonial – intitulado “Angola e o caminho da verdade”, de autoria Daniel Afonso, em colaboração com o secretariado nacional da JFNLA.


Durante a conferência de imprensa realizada na capital angolana, alusivo ao programa, o secretário-geral da juventude da FNLA, ala liderado por Ngola Kabangu, garantiu que apesar das dificuldades financeiras, o seu elenco já reuniu as condições mínimas para a execução do híper programa. “Não estaremos lá para fazer uma pré-campanha, mas sim, para dar a continuidade ao nosso programa “Pintar Angola”, advertiu.


A nossa fonte explicou ainda que “o nosso programa não fere os artigos 63º,69º e 72º da Lei orgânica sobre as eleições gerais de 2012, aprovada pela Assembleia Nacional, em Dezembro de 2011, nos termos da alínea d) do artigo 164º,e da alínea b) do artigo 166º da Constituição da República de Angola”.


O acto a decorrer tem como finalidades, de acordo com o mesmo, reconhecer os efeitos políticos-históricos dos nacionalistas angolanos, em particular do líder fundador da FNLA, Holden Roberto, bem como do actual presidente Ngola Kabangu, na luta pela independência do país, bem como pelos esforços para a manutenção da democracia. Além de promover a história daquele partido nos meandros do processo da luta armada; informar e mobilizar a juventude sobre o projecto de governação da FNLA, entre outras.


Importa recordar, o referido programa (lançado desde 2007), já foi implementado nas províncias do Uíge, Zaire, Bié, Huambo, Bengo e Kwanza Norte, e suspensos em 2008, por causa da realização das eleições legislativas de 2008. Entretanto, a JFNLA pretende, no próximo mês, dar novamente o prosseguimento nos percursos rodoviários de Luanda, Huambo, Bié, Kuando Kubango e Zaire.