DISCURSO DE ELIOTH EKOLELO EM COMÍCIO, DEPOIS DA MANIFESTAÇÃO PREVISTA PARA 19 DE MAIO DE 2012.


Minhas Senhoras

Meus Senhores

Militantes e Simpatizantes da UNITA

Povo do Bié

Em nome do Secretariado Provincial do Partido UNITA, venho até vós agradecer a vossa presença, para juntos examinarmos o estado da situação política, social e económica que vivemos em Angola e em particular aqui na nossa Província do Bié.


Muitos vieram de longe para partilharem connosco a vontade de sempre para que a democracia para Angola não seja uma palavra vã, e reafirmarmos que a UNITA se baterá até que a democracia seja inclusiva e participativa.


Os 37 anos do Governo do MPLA não demonstraram a vontade de acabar com o sofrimento do Povo.


De recordar que o Presidente da República, numa das suas passagens disse que já encontrou a pobreza em Angola. Como não bastasse, também disse que a democracia não enche a barriga o que significa o angolano está sempre em último lugar.


O Estado Angolano foi sequestrado e transformado num estado guerreiro de não direito que asfixia as liberdades democráticas e serve-se do direito para subverter a justiça.


Esta manifestação pacífica e ordeira tem como único fim exigir que a vontade do povo durante as eleições que esperamos venham a exprimir-se como livres, justas e num ambiente de transparência para garantir a paz. Esta é uma manifestação de todos contra a ilegalidade.


Mamã zungueira, irmã zungueira e irmão zungueiro, vós que passais os dias a andar de um lado para o outro com produtos na mão, no cesto e


no carro de mão a busca da sobrevivência que compulsivamente são recolhidos pelos fiscais, você mototaxista chamamado kupapata, você taxista chamado gira bairro que vive sempre a procura de uma migalha de trocos que ficam na gasosa, na mão do alheio que está permanentemente a espera e atento porque faz parte também da sua sobrevivência na estrada.


Jovem angolano! Você não consegue continuar com os seus estudos, nem consegues emprego mesmo com a sua formação feita, você não consegue casa para viver com a sua noiva nem terreno para construir por ser mais caro para si e barato para o estrangeiro.


Homens e mulheres, funcionários do estado ou não.


Vós que nem água potável que só jorra em alguns chafarizes no dia do corte de fita, nem energia eléctrica, nem gás de cozinha e nem medicamentos nos hospitais tendes para salvar vidas dos doentes.

Os salários da função pública e outras estruturas continuam sempre baixos, enquanto o País produz petróleo, diamante e outras fontes de receitas que só servem para engordar os bolsos de alguns governantes no poder.


Irmão roboteiro, você que arriscas a vida todos os dias atravessar as ruas no meio do tráfego intenso de viaturas com cargas em carros de mão;

A violação flagrante da cultura dos negros Angolanos em transformar as entidades tradicionais em activistas e milícias para o cumprimento compulsivo das ordens do regime contra o povo.


A transformação de estruturas públicas em Comités MPLA para intimidar e arregimentar os funcionários públicos.
• A recolha compulsiva de cartões eleitorais com fins fraudulentos;
• A violação pré-meditada da Lei Constitucional da República de Angola;
• A entrega dos dados do registo eleitoral tem de ser fiscalizado por uma estrutura independente e responsável.” O que não se fez”!

• O MPLA na sua proposta de projecto de lei no quadro da lei Orgânica sobre as eleições gerais, quer que o voto dos militares seja antecipado.” Esta é uma fraude clara”!

• O MPLA quer que haja urnas especiais para cidadãos que não constam nos cadernos eleitorais e que podem votar com o Bilhete de Identidade. “ Isto tudo traduz claramente a intenção da fraude eleitoral.

_ Admissão da votação na base B.I. o que a partida pressupõe inexistência de cadernos eleitorais, etc. o que traduz claramente a fraude eleitoral.

Assim esta manifestação é dos angolanos contra o seu sofrimento, a exclusão, a intolerância, a ilegalidade, nesta terra que é nossa.
A sua vida precisa de mudança. Precisa de ir a Escola. Precisa de ter um emprego e direito a uma vida melhor.

Não permitamos que essas eleições sejam fraudulentas outra vez, porque o seu sofrimento vai continuar.
• O Desmobilizado das FAPLA, do ELNA, e das FALA que deu tudo o que tinha para Angola sente-se hoje abandonado à sua sorte, até o antigo Combatente.

Queremos uma mudança pacífica, através de eleições livres, justas e transparentes. Se as eleições não forem livres, justas e transparentes, se o MPLA continuar a violar os direitos humanos e a lei Constitucional da República a vida dos angolanos sofredores será pior.

Esta manifestação é a expressão em força da vontade de um povo que luta pelos seus dias melhores.

Em defesa da paz, da democracia, de eleições livres, justas e transparentes a luta da UNITA triunfará e unidos venceremos.


• Coragem – Hoje
• Coragem – Amanhã
• Coragem – Sempre

Desejamos um bom regresso a todos esperando que a vossa coragem seja transmitida a todo o angolano do Bié, para juntos vencermos o medo e conquistarmos a verdadeira liberdade, paz e justiça social.
A nossa Pátria assenta na sua dimensão humana e não no petróleo e no diamante.

Idem em paz, e Deus que nos criou e nos deu esta terra, esteja sempre connosco e nos abençoe.

 

Muito Obrigado