Luanda - Quem realmente entende o fato de que um país em que a comunicação é um feudo não pode ir para frente, tem que parar tudo e prestar atenção nisto: cresce a suspeita de que existe um acordo tácito sendo firmado entre os poderes constituídos da República para enterrar iniciativas legais contra a propriedade cruzada de meios de comunicação em Angola.

 

Fonte: club-k.net

Ana Lemos e Ernesto Bartolomeu fies ao regime

Em nenhum país civilizado é aceitável que uma única família controle mais da metadedos espaços e das verbas públicas e privadas destinadas ao setor de comunicação. Essa éuma situação abusiva e contraria princípios consolidados em todo o mundo livre, sobretudo no Ocidente, nas nações mais desenvolvidas.


Em países desenvolvidos e democráticos como Estados Unidos, França ou Inglaterra, um grupo empresarial ou uma família controlarem televisões, jornais, rádios, revistas e portais de internet, tudo ao mesmo tempo, é visto como propriedade “cruzada” de meios de comunição, como ilegalidade, porque dá àquele grupo restrito de cidadãos ou àquela família o poder de esmagar opiniões sobre questões de interesse público que forem contrárias à sua.


Há décadas que, em todos os países que atingiram estágios avançados de civilização, não se aceita que só alguns poucos tenham voz nas grandes mídias, com destaque para a televisão. E para que não se analise só quem diz o que, porque esse debate permite deturpações dos fatos, proíbe-se que existam mega conglomerados de comunicação.


Atenção: um quase monopólio como o da Globo seria ilegal nos Estados Unidos. Estamos em um momento histórico em que a Angola acredita que irá se tornar potência e até entrar para o mundo dito desenvolvido. Todavia, a organização legal e social dos
meios de difusão Angolanos, é medieval. Não é apenas atrasada, é medieval.


Predominam feudos, dos quais os Santos é a expressão mais absurda pelo tamanho descomunal com que afronta o país.


O que os Santos, donos da TPA dizem, pensam e determinam, vira lei. Devido à concentração de meios de comunicação que detêm, conseguem impor as suas posições políticas, econômicas, culturais e o que mais se pensar sobre toda a sociedade. E esse
poder decisório da TPA está nas mãos do JES em um país de quase 15 milhões de habitantes.


Como nos tornaremos um país desenvolvido e realmente democrático com uma família chegando, por vários meios de comunicação, a 90% de Angola, tendo revista, jornal, televisão, rádio e portal de internet para martelar sua opinião em milhares e milhares de cidades?


Sábado depois da janta,disse pra mim mesmo:Hoje vou ver a TPA! Pra meu espanto!Perguntei ao meu irmão:mas hoje é dia da manifestação da Unita ou do Mpla? Na internet vi milhares de almas,na TPA 100 e tal velhos com suas banderinhas na
mão!Queria ouvir o discurso do Presidente da Unita na íntegra como fazem com o JES,nhete!Pelo menos durante uns miseraveis 5 minutos.Nada e nada!!!


O mentiroso do Bento com sua proganda enganosa,ah!A TPA hulala!Pelo que me pareceu até as máquinas se negaram a que o discurso do Bento Lambe Botas(BB) fosse apresentado na íntegra,mesmo tentado apresentá-lo duas vezes.Que vergonha,até eu que
sou apartidário já começo a dar razão a Unita e outros partidos sobre a TPA,quando digo TPA me refiro a toda comunicação partidarizada!Uma autêntica vergonha!


Acho que a Ana Lemos e Ernesto quando é para apresentar essa vergonha se afastam, mesmo a quando da entrevista dos bandidos que espancaram os manifestantes,foi a mesmo dupla de sempre, Jose Eduardo e a Sr.não sei o nome.


Que vergonha!


Obs:Não sou Jornalista,nem escritor,apenas quis expelir a minha dor para fora.