Luanda -  A Polícia Nacional  angolana deteve, esta manha (24), o  jornalista e activista cívico Rafael Marques, por ter sido encontrado a conversar com as senhoras que perderam as suas casas na madrugada desta quinta-feira, demolidas pela administração local, na zona da praia Mabunda, no distrito da Samba.


Fonte: Club-k.net


As autoridades políciais confiscaram os seus meios de trabalho e os documentos pessoais  conforme se pode escutar mais a frente no    registo magnético efectuado, por telefone,  no  instante  da detenção ,  onde ele relata o que se passou, ou o que se está a passar.


O profissional teria se deslocado ao local depois de os habitantes terem lançado um alerta de socorro, aos jornalistas denunciando que  estavam a ser alvos de demolições nas primeiras horas do dia.


“Os habitantes da Samba  na entrada das mabundas foram surpreendidos esta madrugada pela mão demolidora do Regime. Neste preciso momento, os cidadãos Angolanos vítimas dessas demolições perderam todos os seus pertences porque não lhes foi dada nem a oportunidade de retirarem os seus bens. Peço a intervenção dos activistas cívicos, jornalistas, políticos a favor destes nossos irmãos.” Le-se na mensagem de alerta posta a circular pelos moradores.


De recordar que a detenção do activista acontece dias depois de milícias pro- governamentais que se faziam transportar de carros da Polícia Nacional invadiram a residência do músico Carbono tendo agredido e deixado feridos cerca de quatro  jovens. As vitimas ficaram com a cabeça partida  e um deles Luemba teve de ser operado no braço.


{audio righticon:CC3333}media/mp3/rafael24MAIO12.mp3{/audio}