Lubango - O relatório explicativo do cronograma da reforma educativa e da estratégia de implementação do novo sistema de educação, num dos seus pontos, diz que; as primeiras reflexões sobre reforma educativa tiveram lugar na sequencia da conclusão, em 1986 do Diagnostico realizado ao Ensino de base .


Fonte: Club-k.net


O Diagnóstico por sua vez , recomendado por orientação superior do poder Político, porque, frequentemente , vários estudos indicavam a existência de anomalias, nomeadamente no que concerne ao fraco aproveitamento escolar dos alunos nosdiferentes níveis de ensino. Segundo este relatório foram apontadas claramente as fraquezas do Ensino de Base que, invisivelmente constituíam um estrangulamento de todo o sistema de Educação.


A implementação do novo sistema começou em 2002 comportando cinco fases, sendo a primeira como sendo a de preparação que terminaria em 2003.


A segunda fase  que seria de experimentação teria a duração de seis anos com início em 2004  e término em 2010.


A terceira fase que é de avaliação  e correcção teria  a mesma duração e mesmo inicio. A fase de generalização iniciaria em 2006 e terminaria em 2011 e finalmente a avaliação global começaria em 2012.


Tudo muito bonito no papel, porém os inconvenientes começam logo com os agentes  que deveria dar corpo a essa reforma educativa  que quase todos os actores do processo de ensino e aprendizagem consideram como retrocesso  em quase tudo em termos de ensino, justificando a sua atitude o facto de que alunos do ensino médio até a altura de saída deste nível de ensino não saberem ler  nem escrever convenientemente , cometendo erros ortográficos  graves e inadmissíveis. Existem alunos da 12ª classe  que chegam mesmo a escrever “ssapato” ou “çapato”  em vez “sapato”  “tenhem”  em vez de têm.


Sem falar da dificuldade que alguns professores têm experimentado no ensino de disciplinas como  Matemática, Educação Laboral  e Educação Musical em que muitas são as vezes que esses docentes preferem saltar conteúdos que acham não estão capacitados para ministra-los Nesta fase de avaliação todos os profissionais da classe foram unânimes em atribuir nota negativa à Reforma  Educativa porquanto dos seus frutos deu para ver que não valeu em nada.


Para acrescentar na desgraça  o executivo Angolano através do Ministério da Educação   C. e Tecnologia está a promover um concurso público para a admissão de novos agentes de ensino cujo requisito para alem de não passar a fasquia de 35 anos de idade é possuir 8ª classe.


O que será desta vez das vitimas que irão calhar com essesTROPESSORES? Quem tiver filho em idade escolar que se previna .