Paris – Músicos angolanos são aguardados nos próximos dias em França para apresentação dos seus novos trabalhos discográficos e participar em festivais de verão.


Fonte: Angop

 
Desde Março último, o músico Barceló de Carvalho «Bonga» realiza uma tournée de espectáculos em França para a apresentação do seu novo trabalho discográfico « Hora Kota» (editado em conjunto pela Lusafrica e Sony) tendo já actuado em Montpellier (30 de Março), Marselha (31 de Março) e Coutances (19 de Maio).
 

Os próximos espectáculos de Bonga devem acontecer nos dias 30 e 31 deste mês no Cabaret Sauvage em Paris e no dia 02 de Junho no festival Rio Loco, em Toullose.

 
Em entrevista ao jornal Liberation, Bonga mostrou-se satisfeito por ter vendido 20 mil cópias durante o lançamento do disco em Angola, onde os mais velhos são respeitados e vistos como enciclopédias, ao contrário do que acontece no Ocidente.

 
No mesmo dia, o músico Paulo Flores irá actuar no Théatre de Paris para a apresentação do seu último triplo CD – Ex-combatentes – gravado parcialmente em França.

 
Nos discos, o artista confirma não apenas o seu talento, mas o seu aturado trabalho de pesquisa com viagens sobre a música angolana e de outras paragens que marcaram a sua vida.

 
Paulo Flores, embaixador da boa-vontade pelo PNUD, é hoje um « emblema » da música de Angola para a world music onde se assume como um embaixador do semba.
 

Além de Paris, Paulo Flores estará igualmente no dia 16 de Junho no Festival Rio Loco em Toullouse, onde, antes, no dia 14, estará em palco o conjunto Angola 70, propondo uma viagem ao passado musical de Angola. Deste agrupamento fazem parte nomes como Boto Trindade, Joazinho Morgado, Teddy Nsingui, Chico Montenegro e outros músicos.

 
Por outro lado, em meados de Maio estiveram em Paris, numa viagem organizada pela Semba Comunicação, dois bailarinos angolanos que percorreram algumas escolas de dança para workshops performativos sobre as danças kizomba e semba. Ao mesmo tempo que os músicos Yuri da Cunha e Big Nelo chegam a Paris para gravar um tema musical em dueto.