N’Dalatando – A UNITA no Kwanza Norte realizou neste domingo 03/06/2012, na cidade de N’Dalatando, a sua conferência provincial sob o lema “Eleições Livres, justas e transparentes para uma mudança pacífica”.


Fonte: Club-k. Net

A mesma teve como objectivo principal analisar a situação sociopolítica da província, o processo eleitoral e a eleição dos 10 pré-candidatos a deputados à Assembleia Nacional para o círculo provincial dos quais cinco são efectivos e igual número são suplentes.


No seu discurso de abertura, Rodrigo Carlos Escórcio Lucas, secretário provincial em exercício, disse que “passados os 4 anos desde as eleições fraudulentas de 2008, foram feitas inúmeras promessas aquando da campanha eleitoral realizada pelo partido no poder e não foram cumpridas”, exemplificando as casas descartáveis construídas pelo executivo local não correspondem as expectativas das populações de N’Dalatando.

Segundo a fonte as mesmas são piores que aquelas feitas pelo colono português para os chamados indígenas ou negros contratados. O político sublinhou também que neste pleito eleitoral convocado para o dia 31 de Agosto, a UNITA não vai aceitar uma nova fraude.


Eis aqui a íntegra do discurso do Secretariado do Comité Provincial da UNITA no Kwanza Norte:

UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊCIA TOTAL DE ANGOLA

SECRETÁRIADO DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO DO KWANZA NORTE

SUA EXCELÊNCIA SENHOR SECRETÁRIO NACIONAL PARA MOBILIZAÇÃO

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES CONVIDADOS

PREZADOS CONFERENCISTAS

EXCELÊNCIAS

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,

Dentro de oitenta e oito dias, realizar-se-ão em Angola as terceiras Eleições legislativas, um acto que o cidadão com idade eleitoral escolherá democraticamente os seus dirigentes, os possa representar no parlamento e nas estruturas centrais do Estado.


Só nos Estados de regime democrático se realizam eleições livres, onde cada cidadão tem a liberdade de escolher os seus dirigentes, foi por isso que o presidente fundador do nosso glorioso partido Dr. Jonas Savimbi adaptou para a UNITA a democracia como um dos princípios fundamentais. Pois somos responsáveis incontornáveis deste acto.


A UNITA tem responsabilidades acrescidas em relação a vida deste grande e maduro povo angolano e do grande país que é Angola, pois aqueles que não têm absolutamente nada pedem por mudança, os estudantes clamam por um ensino de qualidade, os excluídos clamam por uma vida melhor, os autóctones clamam por terras usurpadas pelos monopolistas, todos clamam por mudanças será e a mudança será feita no pleito eleitoral de 2012 com a UNITA.


Excelência, sabemos todos nós de que os usurpadores, aqueles que açambarcam o erário público, as riquezas dos angolanos têm medo da mudança, porém a mudança será feita pela UNITA é pacífica.


Passados 4 anos desde as eleições fraudulentas de 2008, foram feitas inúmeras promessas, não é preciso lupas para os kwanza Nortenhos verem o total incumprimento das promessas feitas aquando da campanha feita pelo partido no poder. Aquelas casas descartáveis feitas pelo executivo não correspondem as expectativas das populações de N’Dalatando, elas são piores que àquelas feitas pelo colono português para os chamados indígenas ou negros contratados.


Todos clamamos por mudança, temos que mudar, o povo tem de ser defendido, a UNITA é o escudo protector deste martirizado e excluído povo. Queremos eleições, exigimos que elas sejam transparentes, queremos e vamos a este pleito despido de medo, que o povo denuncia os gendarmes que a todo custo pretendem inviabilizar a mudança engendrado acções antidemocráticas.


Sabeis vós que 2008 houve uma vergonhosa fraude, mas desta vez o povo não vai aceitar que seu futuro seja adiado, a UNITA não vai aceitar uma nova fraude.


SECRETÁRIADO DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO NO KWANZA NORTE, EM NDALATANDO,

AOS 03 DE JUNHO DE 2012.

O SECRETÁRIO PROVINCIAL EM EXERCÍCIO
RODRIGO CARLOS ESCÓRCIO LUCAS