Luanda -  Os estatutos do MPLA, são concisos nos seus artigos, não deixando margens de duvida quanto a sua interpretação, cabendo ao CC a resolução de qualquer duvida ou omissão. A violação aos estatutos na Ingombota ultrapassou todos os limites. Não é interferir nos assuntos dos camaradas mas  arrisco  em dizer se algo similar já aconteceu nas suas estruturas partidária.


Fonte: Blogspot.luisN

A opulente  Joana   Quintas, hoje a toda poderosa administradora do novo município de belas, é ainda a 1ª secretaria (ausente) do Comité Municipal (Distrital) da Ingombota. Os seus protectores na província tentaram criar para si de bandeja o Comité Municipal de Belas, que foi travado pelo BP/MPLA, já andava ela arrogantemente a chocar com o 1ª secretario deste partido no Kilamba Kiaxi,  Eduardo Fernandes da Samba (zangaram-se mesmo) e com o pacato e sereno Administrador Distrital da Samba, Sr Malungo. Esta Administradora que anda a fazer das suas em Belas, com shows policiais e ocupação de terrenos dos populares, bem como a demolição de moradias de generais entre outros.  Ao ver gorada a sua expectativa de ser a 1ª secretaria de Belas, fez um qrf e voltou a Ingombota, com opulência, quase chocando com o “2º Secretário” por ela nomeado o Daniel Raimundo, que já saboreava o lugar de 1º Secretário. Neste contexto continua a toda poderosa de dois longicu-os Municípios/Distrito (Belas e Ingombota) e logicamente se já não dava conta só da Ingombota.


O Comité Municipal da ingombota, esta em queda livre, com a exclusão de conhecidos  membros do seu comité, que dizem  não serem  tidos nem achados, nem fazem parte dos grupos de acompanhamento aos CAP, caso do 2º Secretario Eleito Dr. Fernando de Marcos Mota (proibido de entrar nas suas instalações) a Dra. Ana Rafaela, o velho Kitumba (candidato no tempo da Suzana), o Belarmino Lopes (funcionário da Administração da Samba),  Figueiredo, Suzana de Melo, Teresa Gama,  Lopes, Alice Lisboa Santos, entre outros Todos esses marginalizados, sofrem as consequências por serem muito próximos ao 2º Secretario eleito, que continua a gozar popularidade entre os membros do Comité Municipal e dos militantes do Município e não só, para os militantes, eles continua a ser o 2º Secretario, pois foi  eleito, o Senhor  Daniel ninguém o   elegeu,  foi uma imposição da Joana em violação aos estatutos do MPLA. O 2º Secretario eleito, segundo o Folha-8, tem o apoio de 31 e outros indecisos medrosos, Membros do Comité Municipal, que só esperam uma luz verde para convocarem uma plenária extraordinária para proporem uma conferência extraordinária na Ingombota para ser eleita uma nova Direcção, de acordo com os Estatutos nestes casos. O Folha-8,  ja informou  que o mesmo não aconteceu a 20 de Abril porque o militante mais votado na Ingombota (Fernando Mota), não concordou e disse mesmo que a prioridade era o Partido, o Lider e as eleições e apelou a calma.


Se o MPLA esta  em momento de reconciliação interna  porque não chamar os excluídos da Ingombota para os trabalhos políticos-partidários na ingombota agora em altura de eleições?

Se a JQ esta sempre ausente da actividade politica – partidária da ingombota porque não repor a legalidade, realizando uma Conferência Municipal Extraordinária?


O MPLA,  despreza  os seus  proprios  militantes na Ingombota (lideres de opinião) que muitos deles já se bandearam para a CASA-CE e outros para o BD,   esqueceu-se que nas autarquias que estão a vista, não haverá batotas pois a fiscalidade do processo sera ao pormenor e não haverá manobras fraudolentas, porque cada voto sera precioso. E que não se esqueçam que a Ingombota é o centro politico-administrativo. Pois perderam-no nas eleições de 1992. A disputa mais dura nas eleições gerais é Luanda e nas autarquias sera a Ingombota. O BD não vai aceitar manobras nem vai  dar espaço  neste celeiro  tal como se fez em 2008 com a ex-FpD.