Luanda - O programa radiofónico Analíse da Política Internacional da radio Lac, (Luanda Antena Comercial) do dia 1 de Julho ontem neste caso, na qual o orador é o Dr, Mario Pinto de Andrade, com os seus convidados  o Dr, Belarmino Van-dúnem e o Professor Francisco Cruz, na qual debrussaram sobre varios temas de caracteres internacionais, começando pelo Egipto, passando pela Siria até a crise economica na Europa e etc.


Fonte: Club-k.net
 

PESSIMISMO DESNESCESSARIO


Preocupou-me bastante os comentarios dos dois Doctores citado em epigrafe (dr, Van-dúnem e Francisco Cruz), em relação a situação no Egipto concretamente ao empossamento do recem eleito presidente Mohammad Morsi, um comentario no meu ponto de vista completamenta negativo, pessimo e injusto, a saber:

 
O Dr, Van-dúnem apoiado pelo Dr, Cruz, começou dizendo que o Presidente Mohamad Morsi é o primeiro presidente Islamita no Egipto, quanto a isto tenho a dizer o seguinte:

1º O termo Islamita é um termo pejuritivo, não existe na gramatica árabe, muito embora muitas instituições arabes como a Media, a Imprensa e individuos árabes tém usado ultimamente este termo, numa questão de moda acho eu, mais a realidade é que este termo chega a ser insulto para muitos, o correcto e dizer mesmo Muçulmano.


2º Todos os presidentes passados do Egipto foram Muçulmanos, ou pelo menos diziam ser Muçulmanos.
 

O Dr, Van-dúnem afirmou que o parlamento foi dissolvido pelos militares;


1º O Conselho Superior da Forças Armadas do Egipto tem dois poderes, o poder legislativo e o poder militar.


2º O poder legislativo sempre esteve no parlamento, so que no começo da revolução e na entrega do poder aos militares, e no meio de toda esta confusão o Tribunal Constitucional dissolveu o parlamento, e transferiu o poder legislativo ao conselho superior das forças armadas.

3º Com a restutuição do parlamento, o tribunal constitucional retomou o poder legislativo emposse dos militares e entregou ao parlamento.


4º Agora, pouco antes das eleições o tribunal constitucional foi quem resolveu dissolver o parlamento novamente e poder entregar o poder legislativo ao conselho superior das forças armadas, na aréa do (poder legislativo), logo não foram os militares que dissolveram o parlamento, sim o tribunal constitucional.
 

O Dr. Van-dúnem afirmou também que o presidente ora eleito está a fazer discursos enganosos, ou seja esta com duas caras.


1º O presidente Mohamad Morsi, durante a campanha eleitoral, ou seja antes de ser eleito, nos seus discursos sempre disse que respeitaria os tratados e acordos do Egipto.

2º Nunca, pelo que me lembro o presidente eleito, antes de ser eleito disse que poderia Islamisar o Egipto.

3º por isto no meu ver não há motivo de preocupação da comunidade internacional, em particular o estado hebraico (Israel), até porque o primeiro-ministro isrealita felicitou a vitoria do presidente Morsi.

3º Até porque o presidente por si so não tem a competencia de anular tratados e acordos passados, como é o caso do tratado de paz feito com Israel sem o acordo previo das duas partes.


4º Quanto as relações bilaterais do Egipto caso concreto com o Irão, acredito eu, que igualmente o Israel não tem nada que se preocupar, até porque o Egipto é um pais livre, soberano e independente, logo as suas relações de cooperação e amizade, não depende de caprichos de países alheios.
 

O Dr. Van-dúnem igualmente num dos seus comentarios disse que a maioria da população egipcia é analfabeta, que o presidente Mubarak durante todo seu reinado não preocupou-se em educar o povo, e que a eleição de um Islamita da parte do povo mostra isto, e que o Egipto corre o risto de cair numa desgraça com este novo presidente e as suas politicas.

1º Dr. Van-dúnem, este povo que o sr, chama de analfabeto, é que a um ano e meio atras teve a coragem e bravura intelectual de retirar do poder um ditador que não dava o direito merecido ao povo.

2º Dr. Van-dúnem cada povo deve escolher o candidato na qual eles se refem nas suas politicas.

Para terminar informo ao Dr, Van-dunem que, o presidente Morsi nomeará um primeiro-ministro neutro, e terá três vices-presidentes, a saber; um Copta, uma mulher e um jovem dos que participaram na revolução, isto mostra claramente um grande sentido de democracia, ( vamos esperar se vai-se comprir esta promessa).
 
Não venho em defesa de ninguem, sim achei conviniente fazer este reparo, tenho dito.