Tamanho do texto

Acessibilidade

CLUB-K ANGOLA - NOTICIAS DE ANGOLA

Faixa publicitária

Culto de personalidade igual ao dedicado a Hitler e Saddam



 Luanda  -  Não restam mais dúvidas, temos partido! Um partido partido, mas Partido! Chama-se MPLA, ponto final. Acabaram essas brincadeiras de Movimento ed cetera e tal…


*WT
Fonte: Folha8


Partido partido, porquê? Porque temos provas da sua deterioração galopante, nomeadamente por existirem no seu seio tendências ignoradas, que continuam a pregar num deserto apenas frequentado por autistas.


Porém, o que cada vez se torna mais cansativo e mesmo insuportável, é ter que aturar os caprichos e venetas de um homem que manda em tudo, põe e dispõe e trata os seus mais fiéis colaboradores como se fossem lenços descartáveis, tal como ficou demonstrado nos últimos desenvolvimentos do figurino interno do EME, em que JES naturalmente se auto impôs como cabeça de lista do MPLA e, por via disso, impôs o seu cacique, Manuel Vicente.


Os militantes viram o golpe e acharam que era mais uma prova da fina esperteza (saloia) do chefe supremo. Quanto ao glorioso MPLA, que se intitula e se considera como reserva dos mais finos intelectuais angolanos, não mugiu nem tugiu ante esta decisão discricionária do líder, que atirou para os lugares secundários dois dos seus ex-possíveis delfins, Fernando da Piedade Dias dos Santos, actual vice-presidente, ancorado num 15º lugar e o seu fiel e íntimo confidente, Paulo Kassoma, actual presidente da Assembleia Nacional, num lugar quase de estaleiro, no 45º lugar da lista!

Sejamos realistas, o facto de JES ser cabeça de lista não é novidade nenhuma. O rapaz que foi posto no poder em 1979 soube impor-se depois de 33 anos de valsas de cadeiras entremeadas de algumas manobras menos claras e outras claramente opacas, embora dentro do partido já sejam poucos e, em todo o caso, cada vez em menor número, os que acreditam haver unanimidade quanto à defesa da pertinência e eficácias desses métodos arcaicos e da continuidade deste presidente sem gabarito nem envergadura de verdadeiro chefe de Estado no seio das estruturas dirigentes.

JES é na realidade um factor de instabilidade, não só no país, mas também no seio do MPLA, pois ele é o principal fomentador da divisão. Controla os três poderes oligárquicos, militar, político e económico, e nunca deu mostras de querer abandonar a vida política. Quando emerge no seu discurso a velha ladainha de promessas incumpridas, os seus próprios camaradas não o levam a sério, rememorando o que aconteceu a Marcolino Moco e João Lourenço.


Outrossim, o homem não sabe viver como cidadão, pois comete demasiados excessos, todos eles indiciadores de muito autoritarismo e medo. JES tem medo da democracia, até mesmo a interna, por isso subjuga o partido por via da sua ditadura pessoal. O que levanta ondas a apontar discretamente para a sua eliminação, pacífica, está claro, a pedir só que ele se vá embora, tranquilamente.


Mas o partido está amordaçado, não tem personalidade própria nem liberdade de pensamento, pois quem pensa é Dos Santos, que sobrepuja tudo e todos do alto da sua escrivaninha do salão do Conselho de Ministros e por toda a parte não sejamos dúbios! De tanto ter sido adulado, bajulado e elevado a um patamar onde ele não tem a mínima chance de se aguentar de pé, considera-se candidato do Povo e dono do MPLA.


Neste cenário, fabricado de longa data ao longo de um percurso balizado por convulsões internas e externas, temos de admitir que o MPLA conseguiu assentar arraiais cada vez mais “de pedra a cal”, como sói dizer-se, ou seja, cada vez mais longe do ideal de abertura democrática, flexível, pois o que acontece é que o partido é como que uma pedra no sapato de Angola, voluntária e cientemente confundido com o Estado, portanto, com poder para, impunemente, mobilizar todos os seus meios pecuniários, materiais e humanos (do Povo) para seu benefício exclusivo.


O mais recente exemplo dessa dolosa prática vimo-la no financiamento desta campanha em prol do culto da sua própria personalidade, realizada no dia 23 de Junho no Estádio Nacional 11 de Novembro.
 

O absurdo do ridículo não mata


Esse áureo momento de propaganda partidária, os seus custos e a sua significação no que toca ao esbulho dos povos de Angola, não é quase nada em relação ao saque generalizado de tudo quanto é riqueza do país, de tudo quanto é actividade lucrativa, de tudo, a começar a começar pela terra-mãe do Povo e acabar pelo saque dos cofres do Estado, o que permite, entre outros malefícios, a instauração de planos secretos e não secretos que possam instituir batota institucional e, no momento presente, batota eleitoral.

O vício da batota está de tal modo enraizado no modus operando do EME, que muitos dos seus pontas de lança perdem o norte e anunciam-na antes de ela ser posta em prática, ou então lançam para o ar coisas absurdas como aconteceu com o arreganho bajulatório de Bento Bento, secretario de Luanda do MPLA, que prometeu colocar no Estádio 11 de Novembro 1 milhão de pessoas, esquecendo-se que nem o mais analfabeto poderia se equivocar, quando se sabe ser de 50 mil lugares a capacidade do estádio e mesmo o espaço exterior não pode em caso algum comportar esse numero.


Tudo se passa na cabeça deles, altamente perturbada pela “pornográfica” prepotência do MPLA, tanto assim que na imaginação desses dirigentes, o partido dos camaradas até podia levar 10 milhões de angolanos ao Estádio. Ai podia, podia, a julgar pela forma intimidatória e comunista como age, coagindo alunos, professores, funcionários públicos, impondo a obrigatoriedade de presença como se pôde ver no ofício do delegado da Educação de Luanda, Paulo Soma, que mandou os filhos dos outros por saber que o dos dirigentes e os dele não estudam nas escolas públicas!


E os meninos foram ao Estádio 11 de Novembro, fazer número, até do Bengo vieram e ficaram durante todo o dia com fome. E no fim da festa muito deles tiveram de voltar para casa a pé, já com a negridão da noite a cair sobre Luanda, pois os chefes esqueceram-se deles, na medida em que apenas precisavam da sua presença no estádio para complementar as suas estatísticas. E até os mercados fecharam, com a intimidação compulsiva aos vendedores de que se não fossem apoiar o camarada presidente perderiam as suas bancadas. Este partido está mesmo partido. Está como o peru da ceia de fim de ano, se calhar não vai passar além do dia de Natal Só pedimos que não haja guerra!

Culto de personalidade igual ao dedicado a Hitler e Saddam

Comentários 

+2wazekua07-07-2012 14:13#21
os angolanos é um povo éxpecial.que aceita tudo o zd e sua filha mae estrageira a menina mas rica de angola com ambiçao de comprar angola inteira.como fose neta da rainha zinga ou do reio do congo e kimpa vita.
Reportar ao administrador
+1Alves07-07-2012 15:23#22
A quem, mesmo que saiba da verdadeira historia deste parasitas, que pretendem eternizar-se no poder para o povo assassinarem como ja o tem feito ao longo dos tempos, ainda assim duvidam dos caprichos do tio Ze.
O que resta ao povo angolano depois de uma grande imposicao de mao ferro e chumbo?
Triste somos quando ao reclamar-mos nossos direitos chicoteam-nos com ferros, serpentes e escorpioes.
Afinal onde sera que estao dirigindo esta republica?
Quem se dispora para salvar este pais da mao do tirano?
Help us pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
o grito do desespero contra o Mpla e seus dirigentes parasitas.
Reportar ao administrador
0agustinho neto edu07-07-2012 15:56#23
Está mais do que claro como dizia o filósofo platon : JES ADOLF EDUARDO HITLER DOS SANTOS é um verdadeiro nazi Angolano no Reino da Pedra de Diamante só manda ele nem mais um outro dedinho pra cima se näo manda-te em direccäo á cova do KAMAMA falei e disse quêm entende muito bém quem näo o problema é dele.
Reportar ao administrador
+1Pitra pulson07-07-2012 16:53#24
O sorriso do calado e o sorrisO da gratidão pelo irriquecimento ilícito que lhe foi consentido....e um sorriso de gratidão a impunidade....e um sorriso de insulto ao povo angolano....e um sorriso....que deve suscitar a repulsa.
Líbia,Síria,Tunísia,,,,Síria deve ser o exemplo a seguir para resgatarmos a dignidade.
Reportar ao administrador
+1Pitra pulson07-07-2012 16:59#25
Angola nao pode girar em torno de kopelipas,,,,dos santos,,,,valdemiros e Mena abrantes recuso me a aceitar isto..isto significa alienar o pais ao capricho desta gente.....Angola acorda....Angola acorda por favor....Angola acorda....
Reportar ao administrador
0Patriota07-07-2012 20:00#26
O homem tem medo até da sua própria sombra!a governação do jes podemos considera-lo de vigarice !ele (mês)esta pendurado por um fiozito não tem moral de castigar os seus comparsas isto porque tem rabo de palha incendiando um o dele também pega fogo como e obvio! Os 37 anos da desornarão do mpla e do jes equivalem a governação dos últimos 100 anos da colonização portuguesa que eram brancos vindo de muito longe que imprensemos primeiro eram estrangeiros e segundo não eram da nossa cor!!agora nossos irmãos a nos tratarem assim só se deus não existe! Se existe o seu fim esta prestes a deixar o poder porque não depende dele(malabaristas) a união faz a forca e juntos podemos e desta vez só com batota e cerremos fileiras contra a fraude montada com todas artimanhas. General ndllangue
Reportar ao administrador
0Hum Sum07-07-2012 22:09#27
So Angolano, nasci em Angola e eu esta em Angola quando em 1992 ouve aquela troca de tirros que provocou muitos mortos; especialmente em Luanda, eu vi quando um rapaz de Sambizanga que infelizmente desconhenco o nome mas sim o rosto, assassinou um Africano da Republica `` Democratica`` do Congo Ex ZAIRE, eu vi quando um dos Carros da policia sem Matricula(Antimotim ou coisa parecida)parou frente ao supermercado Falentim nas quinas do mercao Sao paulo Buscando os homens da Unita que la estavam escondidos num dos seus postos, eu vi quando aqueles doentes da Policia assassinaram um Angola(talvez com um livro partidario da Unita) que revindicou seguir os doidos. Angola ainda nao conseguiu a Paz absoluta, nao porque sem que haja Justica o fundamente pra a reconstrucao Nacional foi feita com o cimento da Ilha de Luanda, e o Ing. da Obra e um doente mental. Haja justica pra dos Angolanos mortos inocentes pela culpa dos Portagonista ainda viventes.
Deixem de culpar o Jose Eduardo dos Santos, porque uma so pessoa nao e capaz de dominar 14 000 000 de Angolanos, somos sim culpas pelas miseria em Angola
Reportar ao administrador
+1Mku Hata07-07-2012 22:27#28
Faustino Henrique a desenformacao e tambem uma Arma tipica dos ditadores e os lamentos sao so pra continuar a enganar isto e lagrimas de corcodilho. Claro que nao se deve comparar um Macaco egoista com um Hitler que foi electo democraticamente, embora da sua politica indescutivel o mesmo foi democraticamente posto no Poder.
e o Saddam e o seu Partido popular nao ficaram 35 anos no poder.

Saudacoes,
Reportar ao administrador
+4Fantasma de Nito Alv08-07-2012 00:08#29
Bastante bom artigo, só tenho pena que a oposição nao tenha os olhos mais abertos para acabar com este roubo dos votos!
Reportar ao administrador
-5A inveja... mata.08-07-2012 07:16#30
O sujeito q escreveu isto bem gostaria que lhe dessem algumas migalhas, bem gostaria de apanhar algu,... dinheiro,,, cargo político... benesses sociais... fama... enfim, gostaria de AOARECER!!!, O sujeito que escreveu isto está com tanta raiva, mas tanta raiva e como sabe que nada pode fazer, só tem uma solução: SUICIDAR-SE. Por isso digo que a inveja...mata.
Reportar ao administrador
0Sandra Pires08-07-2012 19:44#31
Esse Manuel Calado e um grande lambe bota e igual ao Hitler tem muita maldade esse senhor só quem não o conhece com os pobres trabalhadores da Endiama e as mães dos seus filhos que vai abandonado em troca de benefices que vai dando a uma ex miss Angola no bairro vila Alice que tem idade de ser filha dele... Eesses kotas não devem ter mas lugar neste pais devem ser banados.
Reportar ao administrador
0suzete08-07-2012 21:38#32
É IMPRESSIONANTE QUE SOMOS REFÉNS DO PENSAMENTO DO ENGº. EDUARDO DOS SANTOS, TUDO QUE SUA EXCEL~ENCIA DIZ É MOTIVO DE SEGUIMENTO DOS SEUS SEGUIDORES, NOS SEUS DISCURSOS LÁ VÃO ELES: GRAÇAS A SÁBIA LIDERANÇA DE JES, O JES DISSE, O JES FEZ, O JES ORIENTOU , MAS NÃO TEM INICIATIVA DE PENSAMENTO OU VOSSOS DISCURSOS PASSAM PELO CRIVO DA SEGURANÇA DE ESTADO? TUDO O JES, O JES, O JES, JES, EPA JA NÃO É TEMPO DE TANTA BAJULAÇÃO MOSTRAM INICIATIVAS, INOVAÇÕES ESTAMOS CANSADOS DE SEMPRE OUVIR A MESMA LENGA, LENGA DOS VOSSOS DISCURSOS MUITO PARTIDARIZADOS.
Reportar ao administrador
0gaby09-07-2012 06:05#33
Mano e compatriota Eduardo de Assis, se tens ou não esse é o teu ponto de vista. Agora por que é não mencionou o culto da personalidade dos dirigentes da Unita em relação ao falecido Jonas, que era chamado de TATA, MANO MAIS entre outros e Jaguar Negro do Jagas e dormiu com quase todas as mulheres dos altos responsaveis da UNITA que estavam na Jamba.
Reportar ao administrador
0Pantera-Negra09-07-2012 09:45#34
O MPLA está em desuso e não se recomenda.
Reportar ao administrador
0Kienda09-07-2012 11:35#35
Os dirigentes do MPLA, de homem, só têm o nome. Vejam como o ZEDUos pisoteou no caso do seu primo, Manuel Vicente.
Reportar ao administrador
+1balabala09-07-2012 11:42#36
temos que ser mais realistas, hitler e saddam foram pessoas muito crueis . nenhuma personalidade politica angolana quer oposicionista ou do partido no poder deve-se comparar com estes dois diabos . mais respeito, mais realidade para construirmos angola. hoje devemos comecar a ver as coisas com mais seriedade. parem com as brincadeiras - meus irmaos.
Reportar ao administrador
0adao jose05-08-2012 12:49#37
mais uma ves os gatuno deste governo no poder estao aldrabar o povo angolano
Reportar ao administrador

Comentar

ANGOWEB.net - Criação de sites em Angola

leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

Siga-nos nas redes sociais

RECEBE NOVIDADES VIA E-MAIL