Luanda - Não conheço o Sr. Nelo de Carvalho. Sei, pelo que está na internet, que é Engenheiro Electrónico, que vive em Curitiba, Paraná, Brasil (e não Brazil como está no blog). Já agora, não tendo eu pretensões em me equiparar a um intelectual da opinião publicada, aproveito para explicar que Brazil com z, só é correcto em inglês.

Fonte: Club-k.net

Há dias, estive tentado a responder a um artigo publicado no Club-k e este fim-de-semana transcrito pelo jornal Folha 8, pelo Sr. Nelo de Carvalho, onde comparava o México a Angola e o PRI (Partido Revolucionário Institucional) ao MPLA.

 

Este tipo de comparações vindas do nada e com uma total ausência de contexto (social, político e até geopolítico), provocam sempre uma série de equívocos, fruto de desconhecimento ou de parcialidade política, como me parece ser o caso.

 

Vejamos: o México é um País sem guerra há décadas. Este aspecto, absolutamente essencial quando se compara Angola com qualquer outro País, está totalmente ausente da argumentação do autor:

Vejamos ainda: o PRI esteve no poder no México durante 71 anos e, 2 dias antes do texto publicado no CLUB-K, recuperou o poder, fazendo eleger presidente Enrique Nieto, depois de 12 anos de oposição.

 

Ora, é esta a circunstância que me leva a escrever esta carta aberta, porque num texto hoje, 10 de Julho de 2012, de novo publicado no Club-k, o autor afirma que o Governo de Angola sempre contou com a “burrice do próprio povo que governa ou do humilde cidadão”.

 

Sr. Neto de Carvalho admito que num próximo texto que venha a escrever diga que as eleições no México foram uma demonstração da burrice dos mexicanos.

Admito que num próximo texto que venha a escrever sobre as eleições em Angola diga, seguindo a mesma linha de raciocínio, que lá como cá, o MPLA ganhou mais uma vez as eleições porque, mais uma vez, contou com a burrice do povo. Não acho que o deva fazer. Pode continuar a chamar a todos ladrões, corruptos, prepotentes e ditadores, mas poupe o povo.

 

O povo pode andar algum tempo enganado, pode andar algum tempo eludido mas não é burro. É sábio, atento e justo.

 

Foi por isso que o povo mexicano votou de novo no PRI, que assim ganhou as eleições, e é por isso que dia 31 de Agosto o MPLA vai, de novo, ganhar as eleições.

 

É porque o povo é sábio, Sr. Neto de Carvalho.

 

Luanda, 10 de Julho de 2012,