Benguela -   António Pepeka,  director da escola primária da Goa no município e Província de Benguela, presidiu uma reunião com encarregados de educação nesta sexta feira 13 de Julho que terminou inesperadamente  desordem por causa do aumento das propinas.

 

Fonte: Club-k.net

 

Tudo porque o director pretendia subir a propina também chamada por comparticipação pelas autoridades,  de 300 kwanzas para 1500 kwanzas para todos os estudantes diurnos e nocturnos (5 e 6 classe adulto).  Na reunião, o responsável  justificou  que o acréscimo  é devido a compras de um gerador e combustível para o período nocturno.

 

Nos últimos meses tem havido denuncias destas praticas nas  instituições escolar em Benguela,  em que os directores aproveitam-se destas contribuições para fins pessoais. Quando instados, alguns responsáveis escolares  defendem-se que não recebem verbas do Executivo para suprimir as despesas correntes.

 

De lembrar  que no inicio do  corrente ano lectivo , o director provincial da educação em Benguela Nelson da Conceição estabeleceu o preço de quinhentos kwanzas para cada matricula no ensino primário.  Pois havia denúncias da população que os directores escolares combravam entre 1000 kz, 2000 kz ou mais para cada aluno.