CLUB-K ANGOLA - NOTÍCIAS IMPARCIAIS DE ANGOLA

Kambwela à caminho do MPLA

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Cassificação 0.00 (0 Votos)

Lisboa –  João Kambwela, quadro angolano que manifestava  concorrer as eleições presidências como independente  (ao tempo da constituição antiga), é  citado em círculos   do regime  como uma das principais  peças   a ser apresentada, como apoiante do MPLA  às  eleições de 31 de Agosto.


Fonte: Club-k.net

Antigo pré-candidato independente a PR

Numa altura em que fala-se de uma audiência privada com  Presidente José Eduardo dos Santos,  inclinada ao referido apoio político , o seu “grupo de apoio”    previa  tomar parte de uma reunião  na tarde de quarta-feira (18), com o Primeiro Secretario do MPLA de Luanda, Bento Francisco Bento, no centro cultural António Agostinho Neto, no Sambizanga. A  reunião  teve de ser adiada  para esta Quinta-feira, porque na hora marcada (18h), o referido local ficou privado de energia elétrica.


A aproximação de  João Kwambuela ao partido no poder é vista como forma de salvaguarda-se de empecilhos que lhe estão a ser criados e que abrangiam figuras da sua família, dentre as quais a sua esposa  estaria a ter dificuldades de ter emprego logo após o mesmo ter manifestado publicamente as suas pretensões presidências.


O político   teria a dada altura andado em dificuldades e visto a andar   pé. Meses depois surgiram  versões segundo as quais o PCA, da Endiama, Carlos Sumbula, teria lhe oferecido uma viatura. Não  está claro se a oferta foi no âmbito da mediação do apoio político ao MPLA ou  qe  foi um gesto de boa vontade do responsável da diamantífera estatal.


Formado em política internacional, João Kwambuela é um quadro que viveu por muitos anos no Canadá onde concluiu os seus estudos. Desde que regressou a  Angola, já exerceu as funções de  director adjunto do gabinete do  então Vice- Ministro   da comunicação social, Manuel Augusto.


Nos anos posteriores desvinculou-se das estruturas governamentais para anunciar a sua pretensão em concorrer as eleições presidências em Angola. Reúne  apoio na zona periférica de Luanda (Rangel, Sambizanga e Cazenga),  e ao mesmo tempo  estendeu-se   pelas províncias por intermédio de um grupo de apoio a sua candidatura.


Com o surgimento da constituição  atípica, que extinguia o modelo de eleições presidências, em Angola,  João Kwambuela    viu-se impedido de realizar os seus sonhos. A imprensa privada em Luanda, neste caso o Semanário Angolense, passou uma entrevista com o mesmo, ainda este ano em que ele  admitia estar em contacto com o MPLA. Falou-se na altura que estaria a negociar a sua entrada para um cargo que lhe pudesse prestar assessoria governamental ou  ser colocado num sector  próximo ao gabinete da   Presidência do partido no poder.







Deixe um comentário via redes sociais:



Comente sem autenticar:



Actualizar comentários 

+1 Momento 21-07-2012 20:45 #31
Se uns insultam,espalh am calúnias,sr.Kam bwela só escolheu um partido.
Reportar ao administrador
0 Dr. Cae - MPLA No2 23-07-2012 08:58 #32
OS BONS FILHOS SEMPRE VOLTAM A CASA, NAO SEJA COMO AQUELES POUCOS FILHOS DESOREDEIROS QUE SEMPRE TINHAM O MPLA AO SEU LADO E AGORA TUDO PORQUE VIRAM UMA COR AMARELA SEM RAIZ, QUEREM SEGUIR SEM RUMO, SEM SABER ONDE SE CHEGAM AO DESTINO.

VOTE No2 DO BOLETIM de 31de Agosto 2012.
Reportar ao administrador
0 kudi banza 23-07-2012 10:23 #33
Esse doutor deve confudir a realidade politica de Angola com a do Canada ou entao confundiu alho com borgalho.
This Angola man just more a few days they are going to shut your mooth...
Reportar ao administrador
0 nacionalista 23-07-2012 10:40 #34
este homem nao e bom politico mas sim um bom bajulador.
Reportar ao administrador
0 R/SQE 23-07-2012 14:43 #35
As pessoas sao livres de escolher o partido que lhe com vêm, [***] o que que tem este joao que anda ape ir ou deixar de ir no M, deixam o homem em paz na venda da dignidade vejo poucos homens a guentar tal impacto perante os bens matgeriais
Reportar ao administrador
0 ADÃO-GINGONGO 23-07-2012 15:14 #36
ESTE TIPO NÃO PASSA DE UM COME M....., ONTEM FALAVA MAL DO MPLA HOJE QUER SER DO MPLA, COMO O MPLA É O POVO E O POVO O MPLA, O TIPO PODERÁ VIR PARA O NOSSO SEIO ONDE IREMOS REEDUCALO, A FAZE-LO SER GENTE NO MEIO DO NOSSO POVO.
Reportar ao administrador
0 Patriota 24-07-2012 10:38 #37
Fique bem boa campanha contra o povo que hipocritamente dizia defendr,Kambwel a nunca foi uma mais valia em todas etapas das suas lutas porque vejamos:foi da juventude da fnla ,para salvar a pele dele deixou os seus companheiros da luta e exilou-se,!regr essou surgiu um amplo movimento de cidadão denominado(ama) foi o secretario executivo adjunto do william tonei este movimento tinha como linha de forca persuadir as entao partes em conflito armado mpla e unitá como dizia mês depois o emprego acabou e nunca mais o homem foi visto.depois apareceu como candidato a presidência da republica fez o seu charme político e protegido pela a lei atípica do jes desapareceu !e se hoje aparece com a história da esposa que esta a ser perseguida e só uma form de justificar do estado social que e caótica de facto.para um homem que petendia atingir a presidência nao pode vergar perante esta questão mínima só demonstra que o homem nunca teve convicções políticas assentes no sofrimento deste povo que dizia defender!agora lhe pergunto:senhor João lambedela será que os males de governação que publicamente apresentava tais como a corrupção ,os problemas sociais de todo índole já foram sanados?ou apelas queria que o mpla lhe chamasse para em troca receber algumas migalhas porque ele(mpla)sabe que você nao vale mesmo nada!nao fiquei surpreendido porque fomos companheiro no amc!
Reportar ao administrador
0 Patriota 24-07-2012 10:50 #38
Continuando:o povo tem razão quando diz que temos alguns políticos que andam atras dos dólares ,fruto se calhar de empobrecimento que propositadament e o mpla promoveu para humilhar o angolano!mas um homem coerente nas suas posições deve ser persistente nao pode ser maricas!kambwel a acredito que o mpla nao vai te dar nada.este (te)epropositad o porque sem crer estava te tratar de excelência.pred icado que nao mereces!se de facto defendias o povo reflictas bem e recues nao importa o que já disseste. Ao mpla tu és livres e estas formado em ciências políticas como dizes!ser político nao significa ser prostituto,sign ifica algo mais !!........só me fazes comprometer sendo homologo!genera l ndilangue
Reportar ao administrador
0 joão bala 24-07-2012 20:26 #39
Já dizia o célebre Jurista brasileiro Rui Barbosa que "de tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".
Reportar ao administrador
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber as novidades do Club-K directamente na sua caixa de e-mail toda manhã entre ás 8 e 9 horas de Angola.

INSERE O SEU E-MAIL