Luanda – O Instituto Nacional da Criança (INAC), em Luanda, albergou na última quarta-feira, 25, a primeira "cimeira multipartidária da juventude", sob o lema “Juventude e Eleições”. O acto contou com a participação das organizações juvenis partidárias: JBD (Américo Vaz), JFNLA (Daniel António Afonso), JURA (Mfuca Fuacaca Muzemba), JPDP-ANA (Bento Sungo), JPP (Rosa Mendes) e JURS (Júbilo António).


Fonte: Club-k.net

Após várias horas analises, com calorosas intervenções dos presentes, os participantes chegaram as seguintes conclusões:

1. A Necessidade de realização das eleições no estrito cumprimento da constituição e demais leis que regem o processo eleitoral.

2. Que as eleições sejam realizadas num ambiente de tranquilidade, harmonia e tolerância.

3. A necessidade de tratamento igual a todos os partidos políticos concorrentes, pela imprensa pública e privada e demais Instituições.

4. O respeito pela constituição, pelos direitos humanos e a garantia do direito a manifestação pública.

Nesta conformidade, tendo em conta as várias preocupações constatadas, as organizações juvenis políticas decidiram:

1. Unir - se em plataforma de intervenção comum, para a exigência de eleições democráticas;

2. Transformar o processo eleitoral numa perspectiva de mudança, devendo para o efeito se mobilizar todos os cidadãos, os partidos, as igrejas, os sindicatos, a sociedade civil, comprometidos com a democracia, transparência e direitos humanos.

3. Realizar acções conjuntas de combate a fraude eleitoral, e sensibilizar o voto consciente para a mudança.

4. Instar os órgãos de comunicação social, sobretudo os órgãos públicos no sentido da cessação de propaganda política Eleitoral a favor do partido no poder.

5. Apresentar ao Tribunal Constitucional a Impugnação da candidatura à deputada, do Cidadão Bento dos Santos Kangamba, tendo em conta a sua condição de Inelegibilidade.

6. Apresentar a Nação Angolana, a proposta de garantia de segurança ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos e sua família ao fim do seu mandato, com vista a transição pacífica do poder.

7. Instar as lideranças políticas partidárias da Oposição credível, no sentido de se estabelecer um pacto de estabilidade política, para a garantia da coesão e harmonia Nacional. 

8. Instar a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Nacional para a libertação dos concidadãos Isaías Kassule e Alves kamulingue, que foram raptados pela polícia secreta do regime.

9. Instar as entidades religiosas (Eclesiásticas) no sentido de cessação da campanha Eleitoral nos púlpitos a favor do partido no poder.

Luanda, 25 de Julho de 2012.

Os Signatários
JBD, JFNLA, JURA, JPDP-ANA, JPP e JURS