CLUB-K ANGOLA - NOTÍCIAS IMPARCIAIS DE ANGOLA

UNITA ameaça mobilizar povo angolano para impedir realização de eleições à margem da lei

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Cassificação 0.00 (0 Votos)

Luanda - A UNITA ameaçou nesta quarta-feira, 01, em Luanda, que "utilizará todos os meios legais e pacíficos" para "mobilizar o povo angolano" e "impedir que se realize no dia 31 de agosto uma eleição que não respeita a lei". A ameaça foi feita em conferência de imprensa pelo presidente do maior partido da oposição, Isaías Samakuva, que deu o prazo de duas semanas para a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) respeitar a legislação eleitoral aprovada pelo parlamento.


Fonte: Lusa

Em causa está a falta de equipamentos que permitam aos presidentes das assembleias de voto transmitir, no final da votação, os resultados para o Centro de Escrutínio, a distribuição, no local, de cópias das atas de voto aos delegados das formações políticas concorrentes e a realização de uma auditoria "séria e independente" ao sistema e equipamentos centrais de escrutínio.

Neste caso, Isaías Samakuva acentuou que a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) quer evitar intrusões externas no sistema de dados eleitorais. "Sem esta auditoria, e considerando que as duas fraudes anteriores - referindo-se às anteriores eleições de 1992 e 2008 -, foram realizadas também através dos computadores e dos sistemas de transmissão de dados, os angolanos não têm base para confiar na integridade dos programas fontes e dos sistemas de transmissão de dados que a CNE planeia utilizar no dia 31 de agosto", considerou.

"A campanha eleitoral começou, mas Angola ainda não tem garantias de que estas eleições serão mesmo livres, justas, competitivas e transparentes, nos termos da lei. Angola não tem essas garantias, porque não estão criadas as condições indispensáveis para que as eleições se realizem nos termos da lei", salientou. Isaías Samakuva disse acreditar haver "premeditação" da CNE no que considera ser o desrespeito da legislação eleitoral.

No caso da alegada falta de condições para a transmissão dos resultados eleitorais para efeitos de apuramento provisório e gestão dos centros de escrutínio a todos os níveis, a UNITA alega que o valor do contrato assinado com a empresa espanhola INDRA vale 130 milhões de dólares. A UNITA acusa a CNE de ter escolhido a INDRA sem concurso público e, de neste caso da transmissão de dados, optar pelo transporte físico, em mão, ao invés de ser por via digital e informática.

"Consultado o mercado, verifica-se que uma solução tecnológica para colocar equipamentos em todas as 10.349 assembleias de voto, transmitir os resultados, instalar e gerir os centros de escrutínio, a todos os níveis, custa cerca de 25 milhões de dólares", frisou. "Além de em termos económicos ter feito um mau negócio, Angola vai pagar mais de 100 milhões de dólares para a CNE desrespeitar a lei", acusou.

Isaías Samakuva anunciou ainda que ao longo da campanha eleitoral a UNITA irá "tomar uma posição firme" para denunciar o que considera serem "abusos à liberdade de imprensa, à integridade física e à propriedade" contra a sua candidatura e que alegou serem praticados por "orientação expressa" do líder do MPLA e Presidente da República candidato, José Eduardo dos Santos.







Deixe um comentário via redes sociais:



Comente sem autenticar:



Actualizar comentários 

0 MF 08-08-2012 10:18 #31
SACANA TU NAO TENS POTENCIA DE MANDARE ESTE PAIS GRAÇA O NOSO ESCOLHIDO PAPA JOSE EDUARDO DO POVO LUTO ATE AO FIM
Reportar ao administrador
0 MF 08-08-2012 10:26 #32
VOCE SAMA[***]VA QUERES MAS LEVANDAR OUTRA PUERA PARA O POVO FASAS PRAPAGANTAS NAO METES AS TUAS IDEIA SUJA NAS CABEÇAS DO POVO INOSENTE O POVO GOSTOU DO BOM DIRGENTE COMO JOSE EDUARDO PAI DA NAÇAO I DTODOS TEMPOS ANGOLA EM PAZ MELHORE PARA TODOS
Reportar ao administrador
0 Kambinda 11-08-2012 10:15 #33
Numa é [***]ndi da UNITA. Não sabe fazer a politica. perdeu-se na cartilha do guerrilheiro que nao previa a frente unida onde a democracia é encarada de forma diferente da luta armada para resolver os problemas antagonicos. Está a desencorajar os apoiantes da UNITA. Deve ser aconselhado pelo General Gato que conhece o que é a politica com ética e persolanidade.
Reportar ao administrador
0 Mrs Vanda Mariana 30-08-2012 01:51 #34
Caro atenção

Você está cansado de procurar empréstimos e hipotecas? Você tem sido constantemente rejeitado por seus bancos e outras instituições financeiras? E-mail: m.m.v.investment@gmail.com OU mrsvandamariana@yahoo.co.uk, Você precisa de um empréstimo de negócio para começar um novo ano? Você não tem que preocupar-se não mais, porque A boa notícia é aqui! Oferecemos empréstimos que variam de 3.000,00 Euros Min. para Max 3000,000.00 Euros com uma taxa de juros de 3% ao mês. Aqui está o nosso E-mail: m.m.v.investment@gmail.com OU mrsvandamariana@yahoo.co.uk

Somos certificados, confiável, confiável, eficiente, rápido e dinâmico. Contacte-nos hoje .. As respostas devem ser enviadas para Nome de Contato: SRA, VANDA MARIANA. E-mail : m.m.v.investment@gmail.com OU mrsvandamariana@yahoo.co.uk

Sinceramente.
Sra. Vanda Mariana.
Departamento de Empréstimos.
Serviços M.M.V Empréstimo Limited.
E-mail: m.m.v.investment@gmail.com
E-mail: mrsvandamariana@yahoo.co.uk
Reportar ao administrador
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber as novidades do Club-K directamente na sua caixa de e-mail toda manhã entre ás 8 e 9 horas de Angola.

INSERE O SEU E-MAIL