Luanda – O maior partido da oposição, UNITA, promoveu nesta quarta-feira, 01, em Luanda, um debate com jornalistas (nacionais e estrangeiros) no sentido de enriquecer o seu Programa de Governo, no qual constam acções direccionadas à Comunicação Social. “É apenas um almoço de confraternização, com um debate aberto com os jornalistas. O objectivo é trocar impressões com vários sectores da sociedade para enriquecer as nossas ideias e linhas de força”, disse o líder da UNITA, Isaías Samakuva, no intróito da actividade.

Fonte: Angop

Durante o encontro, Isaías Samakuva colheu – por um lado – preocupações apresentadas por alguns jornalistas quanto à sua percepção sobre a Comunicação Social angolana. Por outro, procurou saber a realidade dos órgãos e seu funcionamento e considerou que estes devem trabalhar com mais isenção, por serem a "voz do povo".

Para o presidente da UNITA, "as sociedades falam através da comunicação social, logo, se essa não se abre, não é possível ouvir-se a voz do povo e a política em si torna-se fragilizada”.

No decurso da actividade foram afloradas questões relativas às eleições legislativas e presidencial em simultâneo através do voto directo, organização dos partidos para a campanha eleitoral e capacidade destes preencherem os tempos de antena na RNA e TPA.

Outrossim, a UNITA dispõe desde terça-feira (dia 31 de Julho) de uma página na rede social “Facebook” com o propósito de facilitar a interacção com a sua massa eleitoral durante a campanha em curso. A informação vem expressa num comunicado de imprensa dessa força partidária, distribuído a jornalistas durante o encontro acima citado. Segundo o documento, na página estarão disponíveis informações sobre a UNITA relativas ao processo e será também um espaço de debate com todos os angolanos.

Participaram do encontro, entre outras figuras, o vice-presidente da UNITA, Ernesto Mulato, o secretário para a comunicação e marketing, Marcolino Nhany, o presidente do Grupo Parlamentar, Raúl Danda, e o porta-voz e secretário para os negócios estrangeiros, Alcides Sakala.