Luanda - Durante  mais de Vinte e cinco anos  o país foi sacudido por guerras, decorrentes de incompreensões entre duas correntes que ostentavam interesses antagónicos, a UNITA por um lado apoiado por alguns países ocidentais da Europa  incluindo os Estados Unidos de América e o MPLA  que proclamou a independência em 1975 o qual beneficiou do apoio da então URSS cujo interesse, era a consolidação ealargamento do comunismo em África, ideologia de que Angola  era candidata como opção   aconselhado e suportado tecnicamente por Cuba de Fidel Castro.

Fonte: Club-k.net

Foi graças a ele que  muitos de nós esta vivo

ImageCom o fim do conflito armado em 2002 a pois a morte em combate de Jonas Savimbi cuja luta nos últimos anos antes da sua morte foi a implantação do regime multipartidário, o país começou a ganhar rumo ao descortinar  com efeito  o emergir de instituições democráticas, cujo funcionamento embora tímido pude encorajar os patriotas angolanos a acreditar num futuro do país mais promissor e democrático.


Em dez anos de paz efectiva cujo mérito deve-se indiscutivelmente ao Chefe de estado José Eduardo dos Santos  que permitiu a integração  de elementos provenientes das forças da UNITA nas forças armadas  e na Polícia Nacional e a reintegração na vida política activa de muitos dos seus dirigentes. A este gesto pode-seacrescentar o grande esforço que este governo saído das eleições de 2008 empreendeu ao negociar com o governo Chinês em conceder linhas de crédito para a construção de infra-estruturas e a reabilitação das que foram destruídas  pela  guerra . Foi graças a esse esforço do MPLA  que  muitos de nós ainda nos mantemos em vivos com a ambição de  construirmos uma vida condigna. Esse empenho teria sido premiado com apoio total do povo angolano se os dirigentes do nosso glorioso MPLA democratizasse  a sua actuação, com a entrada em cena política  de outros partidos políticos, sem exclusões  de qualquer natureza, porquanto o “M” é  um partido com tradição e está representado em todos os cantos do país.


Esta ventura deve-se pelo facto de no tempo do conflito armado, MPLA  ter disseminado os seus comités de acção em todos os locais de serviço incluindo hospitais públicos, unidades militares, da polícia, tendo igualmente se apoderado das imponentes  instalações das antigas Câmaras de Comercio para transforma-las em Comités Provinciais  em quase todas as províncias do país. Só isso já uma grande vantagem sobre os outros partidos que coitadinhas não têm como se desdobrar nas suas tarefas diárias para convencer o eleitorado.
. . Até aí esta tudo dito e entendido.


Mas de algum tempo para cá temos  estado a observar metamorfoses aceleradas no carácter e na atitude dos dirigentes do MPLA , que deixaram de se identificar com o que sempre ousaram defender, ou seja  resolver os problemas do povo conforme palavras de ordem de Agostinho Neto.


A ostentação de riqueza passou a ser requisito para ser ouvido em reuniões dopartido assim como a exibição dos apelidos Van-Dúnen, Dias dos Santos, de Almeida, Vieira Lopes, passou a ser igualmente requisito para ter palavra em encontros partidários, não permitido vozes contrárias às intenções e desejos do chefe, passando de um partido “democrático” para ditador.


Com o aproximar das eleições muitos discursos estão a ser preparados para enganar angolanos e angolanas que só terá que suportar mais um governo imposto por um constituição não representativa povo este que esperava  por um governo  honesto capaz de superar as suas dificuldades, que passam pela aquisição de uma moradia ,o acesso à água, energia eléctrica e a educação dos filhos com um ensino de qualidade
 

-Assim  na qualidade de verdadeiro angolano declaro o meu voto ao “M” porque é propósito deste partido  garantir  a liberdade de imprensa, dar  voz a sociedade civil e permitir a independência  da  justiça  não interferindo em nenhum outro poder de que não tenha competência nos termos da lei e nunca torturaram os seus opositores se eu fosse um verdadeiro cidadão angolano  votaria para  MPLA, porque  o governo que esse partido lidera é refreado pela lei, e nunca se colocou acima dela e nunca transforma em lei a própria vontade.
 

-Também como patriota  devo votar no MPLA  porque  quando são mantidas ou introduzidas normas que resguardam realmente os direitos de liberdade, ou limitam de outra forma o poder do Governo, estas normas jurídicas não são apenas um véu exterior, mas sim funcionam  com  eficácia real, nunca , recorrendo a outras leis que contradizem as primeiras ou que criam excepções, utilizando poderosos organismos políticos subtraídos ao direito comum ou invocando directamente pretensos princípios superiores que guiam a acção do Governo e que prevalecem sobre qualquer lei
 

 -A Conduta do MPLA caracteristicamente nunca é imprevisível e irregular portanto é sempre coerente nas suas acções,  e por esse facto merece o meu voto.
 

 -O meu voto vai para o MPLA porque os seus dirigentes  são honestos prova disso é  que a pois a aprovação da lei da probidade públicas, todos os seu integrantes sobretudo os que exercem altos cargos no aparelho do estado já  fizeram declaração dos seus bens e  já ninguém tem contas milionárias fora do país.
 
- O meu voto também vai para o Glorioso porque já não faz o uso dos património do estado para beneficio próprio tendo igualmente deixado de incentivar o nepotismo  no governo que lidera
 
-O Partido elegeu consensualmente O Engenheiro Manuel Vicente como o  número dois e o voto foi directo e secreto. Aí está aprova de democracia no seio do partido, por isso Viva O MPLA A LUTA continua e  a Vitória é Certa.

No FUMA E NA NOVA DEMOCRACIA-EU está a continuação da nossa luta.