Lisboa - O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó” é o único membro do Bureau Político do MPLA que não faz parte de nenhuma comissão do estado maior da campanha, nem tem participação activa da mesma em favor do seu partido e do respectivo cabeça de lista. O apagamento que o facto supostamente representa é atribuído a uma decisão própria, em reacção a um ambiente de mal estar que o vinha rodeando.


Fonte: Club-k.net

Foi para Londres

A 31 de Julho, dia que iniciou oficialmente a campanha eleitoral em Angola, “Nandó”, seguiu para Londres a fim de efectuar uma  alegada visita privada sem, entretanto, ter anunciado a data do seu regresso.

É do conhecimento geral que “Nandó”  tem ido com frequência a capital britânica por questões de saúde. Porém, caso esta recém  “visita privada” for pelas habituais razões deverá ser sinal de que tão logo que regressar terá de descansar, o que equivale distanciamento total  da campanha eleitoral.

Por outro lado, levantam-se a hipótese do mesmo ter ido, simplesmente, “passear” nas terras da sua majestade. Está justificação poderá originar suspeitas de que tenha usado este pretexto para se abster do processo uma vez que não é candidato a sua sucessão.

Uma terceira hipótese pode associar a sua desmarcação da campanha como forma de evitar José Eduardo dos Santos e o seu delfim Manuel Vicente, correspondendo as ventilações, segundo as quais, o mesmo estaria zangado pela forma de que foi “hostilizado” na questão do preenchimento do segundo lugar da lista para candidatos a deputados do MPLA.

“Nandó” estava destinado a ser o próximo presidente da Assembleia Nacional, em caso de vitoria do MPLA, porém declinou o convite de JES após consultar os seus familiares.