Luanda - Apesar da dor e consternação fase a fáctico, em que vitimas 23 pessoas afectos ao kabuscorp do Palanca, dos quais 21 pertencente ao corpo de asseguramento do clube, quanto realizava eventos desportivos e não, Bento Kangamba mostrou a sua veia de solidariedade e apoio incondicional logístico aos óbitos e moral e em cada um dos familiares directos dos que partiram definitivamente.

Fonte: Club-k.net

“Kangamba” desdobrou-se em todas as frentes, desde altura que tomou conhecimento do acidente, para juntos das autoridades sanitárias para a evacuação dos feridos e dos mortos, ate a altura da despedido, daqueles que considerou como “ nossos irmãos e amigos. Sempre nos acompanharam, estiveram connosco nos bons e maus momentos com honra e dignidade “.

Quanto muitos menos contavam e sem qualquer tipo de apoio da Tcul, o homem conseguiu com inteligente, calma e  espírito bom estar junto das famílias e dar a solução, sem qualquer tipo de reclamação, para dar o devido apoio e realizar um funeral condigno.

Luanda testemunhou isto, eram mais de 200 mil pessoas, presentes na altura dos velórios e funerais, foi de facto um verdadeiro movimento de solidariedade da população, numa demonstração que o BK, não esta sozinho.

Desde a concentração no recinto do Polivalente, distrito urbano do Kilamba Kiaxi, até aos cemitérios da Santa Ana, 14 e do Camama, acompanharam os funerais centenas de pessoas entre eles  os apoiantes do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube, entre outros, trajados com suas cores predominantes e transportando vários instrumentos musicais, entoavam cânticos de louvor aos falecidos.

Era uma autêntica mistura de cores e distintivos das respectivas formações, numa demonstração de solidariedade humana, que ultrapassou os sentimentos clubistas. Durante o percurso do cortejo fúnebre por várias artérias da cidade capital, onde a população também manifestava a sua consternação, era notável a inter-relação dos adeptos das distintas agremiações desportivas, que faziam esquecer a rivalidade nos estádios, principalmente nos jogos do campeonato nacional de futebol da primeira divisão (Girabola).

Esteve, também envolvido um número indeterminado de viaturas, com realce aos habituais “Hiaces” que sempre transportam os apoiantes do Kabuscorp durante os desafios desportivos, criaram um certo embaraço ao trânsito, prontamente resolvido por batedores e agentes da Polícia Nacional. Das vitimas destacamos António Macosso (Goodzila), campeão nacional e actor, para quem conheceu  “perdemos um grande homem”.

Neste momento de dor resta-nos juntarmo-nos a Bento Kangamba e toda direcção do clube do Palanca e que esta tragédia transforma-se , numa nova frente de luta de vitorias, para a dignidade e honra dos que partiram, pois BK foi sempre forte do bem e de solidariedade.