Na província do “Easter Cape” zona tradicional de Mbeki alguns membros do partido são visto a passar a idéia sobre a necessidade de um “ANC alternativo”. Em termos claros fala-se da possibilidade de criação de um novo partido que poderá chamar-se UDF,  Frente Democrática Unida, traduzido na língua portuguesa.

Aliados de Jacob Zuma suspeitam que personalidades conotadas com Thabo Mbeki estejam por detrás da criação desta futura força política. São citados como mentores o Governador provincial de Limpopo, o demissionário de Gauteng, o ex Vice Ministro da Defesa Mluleki George e tantos outros.

Um membro sênior do ANC na província de Limpopo disse ao “Mail & Guardian” existir consenso para formação de uma nova  força política. Aos idealizadores do projecto político são atribuídos o lançamento de um website, Amigos da Democracia (www.friendsofdemocracy) cujos comentários nele postados apresentam simpáticos a Mbeki. Um dos comentários sugere que o espaço passe a chamar-se “amigos de Thabo Mbeki”.

Uma fonte oficial citada pelo Semanário “mail & guardian” refere que esta-se diante de uma iniciativa frustrada de apoiantes de Mbeki que lutam para traçar a estratégia de edificação de um novo partido político. Há vozes que dizem que Thabo Mbeki rejeitaria embarcar por uma iniciativa do gênero que equivaleria traição ao ANC que se mantem fiel ao longo dos seus 52 anos de militancia.

Fonte: Club-k.net