Lobito – Sabe-se e reconhece-se que nos últimos dias tem havido muitos debates, principalmente juvenis sobre as eleições 2012, e nesses debates o pano de fundo tem sido sempre a CASA de Abel que muitos acreditam ser uma coligação forte por um lado e  que veio “atrapalhar” por outro,  a derrota que o MPLA deveria sofrer nestas eleições (porque o bolo da oposição será repartido entre a UNITA e a CASA-CE e acredito ser essa intenção do MPLA por isso é que esta coligação não tem “sofrido muitas barreiras” como habitualmente acontece com a UNITA e o Bloco Democrático ) e criar uma terceira alternativa política como eles próprios assumem.

Fonte: Club-k.net

A pergunta que não quer calar é: porque que nós não assistimos nas  medias um contra ataque do MPLA contra a CASA-CE?

Porque a CASA-CE não contra ataca os discursos ofensivos do MPLA, como aquele que o seu general no activo Kundi Pahama vez em Beunguela e o discurso menos inteligente que JES fez nas Lundas e as tentativas de manobras da CNE para favorecer o MPLA? Afinal de contas foi o Chivikuvuku quem prometeu “transformar Angola em cinzas” e estas palavras foi lembrada por José Eduardo dos Santos na abertura da campanha do MPLA na Viana (e em momento algum Abel respondeu).

O que se tem verificado no cenário político dos últimos dias, é uma que “total” ausência da CASA-CE, na contraposição dos actos do regime e da CNE que não se tem mostrado apartidária, ou seja, o que mas pretendemos em Angola é uma eleição livres e justas, o que não se tem verificado nenhum esforço da CASA a respeito disso, apenas uma sedenta luta de caça-ao-voto (também sabe-se que dali poderão sentar no parlamento), quando na verdade, para que as eleições sejam livres e justas precisamos de combater as fraudes e, isso não vem de quem está a perder né?. A titulo de confirmação,vejamos alguns cenários:

1. Os cérebros infiltrados do MPLA na CNE estão a procurar dar voltas ao artigo 123º da lei eleitoral que manda todos os responsáveis eleitorais, até os delegados de listas assinarem as actas das operações eleitorais e ainda a lei eleitoral prevê a transmissão desses resultados pela via mais rápida (fax) e agora a CNE alega não haver condições para isso e assim as maquinas serão instaladas apenas nas Administrações Municipais e serão transportadas as Actas nos carros da policia (sem nenhuma garantia de que não haverá trocas ou alteração dos resultados pelo caminho). A respeito disso, a UNITA tem estado a lutar sozinha para que isso não aconteça. Onde esta a CASA-CE?

2. Nas campanhas políticas do MPLA há um enorme incentivo a guerra, a violência, ameaça a integridade humana (quem foi ao comício no estádio do Ombaka sabe disso. Ficou chocado com as palavras de Paihama). A respeito desses incentivos terroristas, a UNITA na pessoa de Samakuva já e por muitas vezes lutaram e debateram para apagarmos os fantasmas de um passado mal contado. E sobre isso, o que fez aCASA-CE?

3. Por ordem de Pinda Simão, Ministro da Educação que sá, ordem superior as aulas e em meias realizações de provas do professor do II Trimestre foram bruscamente canceladas, convertendo em menos dias de aprendizagem as crianças e jovens que frequentam as escolas. A UNITA já em muitos dos seus discursos alegou e batalhou para que haja formas de as eleições nunca perturbarem em longo prazo o ano lectivo que prevê acabar no prazo previsto (mesmo havendo um mês e 10 dias de pausa) e sobre o assunto o que a CASA-CE se manifestou?

4. Generais no ativo foram apanhados a fazer campanha para o MPLA que foi o caso de Kopelipa fazer-se presente na campanha de abertura do MPLA na Viana com a camisa do seu partido, ainda nesse final de semana, foi Paihama, general ainda no ativo quem fez o comício do MPLA. General Miau teve que pedir reforma se é esta expressão, para filiar-se a CASA. A CASA-CE em momento algum se pronunciou sobre o assunto. Não viu, não sabe de nada ou não quer se meter?

5. A TPA iniciou a campanha favorecendo o MPLA. A UNITA reagiu a isso na pessoa da sua candidata a deputada. E sobre isso o que fez a CASA-CE?

6. O Presidente da UNITA, Isaias Samakuva ouscultou jornalistas para saber como estavam a ser preparada as eleições. Na oportunidade Samakuva chama atenção a estes para posicionarem-se de modo apartidário. Qual foi o posicionamento da CASA-CE a respeito os jornalistas e os meios de comunicação em Angola?

7. A Policia Nacional tem estado a dificultar os comícios dos partidos da oposição quando na verdade este deveria posicionar-se de outra forma. Em momento algum ouvimos e vimos uma reação da CASA a respeito disso. Porquê?

8. Reparem ainda que está agora (dia 25) a UNITA a preparar uma manifestação para que haja uma eleição democrática e justa, isso para o bem ate dos residentes desta CASA sem Anexo, e o que programou a CASA? nada! se não uma palestra com o seu presidente para minguar votos, o que me parece não estarem preocupado com opovo mas sim assentos no parlamento. Porque neste monento a grande barreira da democracia esta na CNE.

A não intromissão da CASA-CE nos muitos dos factos que vão ocorrendo a arena angolana, faz-me crer que esta coligação tem sido instrumentalizada pelo partido no poder, alheais, Abel Chivukuvuku já havia discorrido sobre o assunto, acusando o MPLA de fazer passar o seu partido como que estivesse a ter o apoio deles (do MPLA). Agora com esta visível ausência da CASA, esta coligação tem sido acusado por muitos como “anexo do MPLA”.  Tanto é que a CASA-CE esta mais preocupada em angariar votos (embora o momento seja propicio) do que combater as táticas de fraudes que estejam a ser projectadas e que até então poderá colocar em risco os seus acentos parlamentares.

Acho que esta coligação deveria se posicionar como uma oposição mais forte como faz a UNITA contrapondo-se a toda ilegalidade do sistema. Mas como o momento é eleitoral, que a CASA-CE também se posiciona a favor da UNITA para fiscalizarem os actos da CNE. Acredito que se assim for, a todos nós sairemos a ganhar.

A oposição pode ganhar se mantiverem-se unidos.... 

Sociólogo