Helder dos Santos deixou de ter acesso a viaturas “de luxo” passando a conduzir um carro que “pouco desperta” ; deixou de ter cobertura do pai (no passado quando tinha problemas de justiça refugiava-se no bairro terra nova em casa da mãe de Nandó ao que moradores daquela localidade  encaravam como cobertura familiar). De acordo com os seus amigos, Helder vê em si limites na participação dos negócios de família a que anteriormente lhe eram incumbida a confiança/ co-gestão passando ultimamente para um irmão seu, Cláudio Dias dos Santos, antigo estudante em Portugal. Outra irmã Dirce dos Santos tem sido exemplar na ascensão empresarial. O Irmão mais novo Custodio dos Santos “Todinho” agrada o pai com desempenho numa  reputada Universidade na Inglaterra.

Os filhos de Nandó são geralmente “bem educados” pelo que em meios próximo ao “clã Dias dos Santos” não entendem a que se deve a conduta "rebelde" de Helder. Algumas vozes associam as mas companhias. Distante dos maus comportamentos Helder dos Santos apresenta no seio familiar  um lado valente/dinâmico “de miúdo vivo” como se diz na gíria e bastante estimado pelo pai.

As acções rebeldes pelo qual é conhecido estavam a  por em causa a credibilidade de Fernando Dias dos Santos que na altura da sua condução ao cargo de Presidente da Assembléia da nova Republica foi alvo de alguns comentarios em espaços na internet que exemplificaram  o comportamento do filho como “hand cup” paras as novas funções que lhe foram confiada.

Há entretanto sinais de que a repreensão a que Helder  passa esta a ser sentida na pratica. Passou a ter alguns excessos denotados como figura agastada ao que tera levado o distanciamento de pessoas  do seu meio de amigos que chamam-se a si como grupo dos “Sem maneira”. O grupo é constituído por jovens do Alvalade/Maianga e do Katambor  na sua maioria filhos de quadros/membros do MPLA. Dedicam se na realização de acções cívicas em prol do partido. Na véspera da vitória do MPLA realizaram  eventos de comemoração  e Helder foi o grande ausente.

Fonte: Club-k.net