Benguela - Estamos agora, embora sem mais voz de guerreiro a cantar o hino da mudança, mudança esta que depende de um quadradinho sobre o qual iremos marcar o “X” no boletim de voto no dia 31.

Fonte: Club-k.net

Depois de muita reflexão e observação sobre as acções dos políticos que concorrem para presidência da republica de Angola, podemos de forma minuciosa decidir (isso pelos actos) quem merece (por mérito) ser o representante de todos os angolanos.

Vejamos o seguinte:


1.    Durante 4 anos de governação de Jose Eduardo dos Santos, isto desde as eleições de 2008, poucas foram as saídas de JES de Luanda para as províncias e agora corre por elas inaugurando coisas mesmo não acabadas tudo isso para conquistar votos; os discursos deste, apresentam-se sempre como ameaçadores, cavando com eles os fantasmas da guerra, de um passado que todos nós daríamos tudo para esquecer, isso para quê?: para deixarem de votar nos outros e votarem apenas neles. O que se quer com isso? Votos!; As maratonas avançam nos princípios e nos fins de todos comícios, quando na verdade um partido político serio deveria (mesmo sem falar nada) lutar contra o alcoolismo, e nisso tudo o alvo fácil são os jovens, que dizem ser a prioridade (Prioridade Ressacada), tudo isso com um único objectivo. Votos.... entre outros factos por nós bemconhecido, este candidato cuja acções estão focalizadas para um único fim, fim este que não é comum mas sim pessoal, (continuar no poder pelo nosso voto) nos deu provas suficiente que não merece por mérito continuar a ser o representante de todos angolanos, até porque nunca foi.

 
2.    Abel Chivukuvuku, o guerreiro que saio de um grande exercito político (UNITA) e demonstrou muita coragem e bravura ao desmamar-se do partido do Galo Negro e construir a sua própria CASA. Este acto levou muitos a acreditarem que dali viria a salvação de angola, aliás a CASA é uma Convergência Ampla de SALVAÇÃO de Angola e soube recrutar muita juventude para os seus anexos. Abel foi muito corajoso enquanto decorria a caça ao voto, foi prepotente e petulante, homem do “bom falar”, eloquente e grande retórico. Mas tudo isso deu-nos provas que Abel só queria duas coisas: VOTOS e ASSEMBLEIA tal como José Eduardo dos Santos que só quer VOTOS e PRESIDENCIA. Tudo isso é possível analisar em actos destes políticos. Abel é o que mais foi nas massas, Abel bateu portas, Abel entrou em becos de bairros, Abel mostrou os pais na TV etc. tudo isso por duas únicas coisas: VOTOS e ASSEMBLEIA. Mas Abel não lutou com o maior problema eleitoral que temos em Angola (A CNE – que até então tem sido acusado de ser ele mesmo o mentor das fraudes a favor de JES e sua turma), embora (tarde),tenha feito algumas declarações contra as fraudes que se verificam, mas o seu maior acto de corajem para demonstrar que está com todos angolanos e não só os da CASA CE e quer a verdadeira democracia em Angola, Abel deveria juntar-se a UNITA na manifestação contra a CNE no dia 25 e não o fez, o que acabou por decepcionar muitos e convencer-nos que afinal de contas Abel só quer votos.
 
3.    Samakuva outro gigante na corrida, o que menos falou e muito fez. Um dia o MPLA disse pelo seu presidente (o rei José) que deveríamos falar menos e fazer mais. Acredito que Samakuva teria aprendido com o “mestre” e soube praticar as palavras de JES. Este foi corajoso ao denunciar as falcatruas que ocorriam no interior da CNE, descobriu que há uma outra CNE que trabalha a partir da casa militar, descobriu que no Kuando Kubango já se está a votar de forma antecipada, exigiu e exige que haja actas para os representantes de todos os partidos etc e até propôs o adiamento das eleições devido as deficiências que ocorrem na CNE. entre essas obras e muito mais, levou milhares de pessoas a protestarem contra as manobras macabras da CNE. Todas essas obras provam a Angolanos e Angola que este homem parece mais interessado com a mudança, democracia, liberdade e justiça do que simplesmente o VOTO, ASSEMBLEIA E PRESIDENCIA. Como os actos valem mais do que palavras, o mérito de titulo a Presidente da Republica deveria ir a um  homem de obras e não simplesmente caçadores de votos. Este homem-acção é Isaias Samakuva.
 

Há aqui outra nota importante, acredito desenvolve-la num outro artigo, mas por agora questiono:

José Eduardo dos Santos é um homem muito influente, nacional e internacionalmente, Abel Chivukuvuku é um líder eloquente e grande parlamentarista (falante) que sabe interrogar os grandes e graves problemas que nos envolve e Samakuva é um grande homem de acção, “fazedor” e luta por todos, até por aqueles que não são seus, basta ser angolano.


Se levasse-mos Samakuva a presidência pela sua capacidade de agir por todos, José Eduardo dos Santos pela sua grande influencia e Chivukuvuku pela eloquência (que traz para tratar dos problemas de cara com o problemático) á oposição, angola não daria passos significante em 5 anos de outra governação para o desenvolvimento social?

Sociólogo