Luanda - O que deverá acontecer ainda neste cenário politico para demostrar aos órgãos da CNE que o povo angolano luta por eleições justas, independentemente de quem venha a ganhar, mas que este resultado seja a fotografia do sentimento de um povo.


Fonte: Club-k.net


Tivemos neste fim de semana uma demonstração de civilidade, de amadurecimento e reponsabilidade por parte dos partidos políticos e entidades cívicas que promoveram suas manifestações nas ruas de Angola.


Tivemos por parte do povo, que compareceram a estes eventos, a dignidade de demostrar sem medos ou receios o verdadeiro patriotismo não deixando com que o comodismo e o medo se interpusessem no meio de tão nobre sentimento.


Podemos afirmar que as mudanças chegaram a Angola primeiro num pequeno sopro, mas que o passar do tempo toma força podendo chegar a uma grande ventania que tem o poder de levar nuvens de tempestades para longe e deixar com que os raios de sol toquem novamente as terras de Angola.


Se a Pátria Angolana fosse uma pessoa, um homem ou um pai estaria cheio de orgulho por ver que ainda possui filhos que conseguem olhar para si e queira lutar por o que lhe é de direito.


Quando falo em luta não falo em mortes, perseguições, torturas ou qualquer tipo de agressão, pois são estes fantasmas que ainda persistem na vida dos angolanos, estão muito vivo na memória de um povo que muito recentemente atravessou por momentos muito tristes.


Povo angolano, quando falo em luta falo em demostrar pacificamente aquilo que norteia a vontade e os desejos de uma nação que apesar de jovem tem anseio de viver e se desenvolver, mas tendo direito de participar de todas as grandes decisões que devem ser tomadas para este crescimento.


O povo que saiu às ruas neste dia 25 de agosto, os partidos políticos que se manifestaram juntamente com a entidade de classe concertada com a sociedade civil ativa estão de parabéns, pois demonstraram a uma nação que a democracia veio para ficar e vão lutar por ela, nem que tenha que galgar cm a cm, pois vale a pena poder expressar a sua vontade através do voto dentro de eleições transparentes e verdadeiras.


Agora no meio de tamanha demonstração de crescimento por parte dos políticos de oposição e do povo, pergunto a CNE se não se sente envergonhada com a falta de patriotismo, civilidade e integridade que vem demostrando ao desrespeitar a própria constituição de Angola?


Da maneira que a CNE interpreta e acata a lei e a constituição que vigora no país faz com que sua credibilidade seja nula, parcial, injusta, hipócrita e desrespeitosa para com todas as pessoas que tenham um pouco de inteligência e saibam fazer uma analise sucinta dos fatos a qual vem sendo alvo neste período eleitoral que atravessamos.


É como se a CNE chamassem a todos os angolanos de ignorantes, pois sua necessidade de garantir que o MPLA-JES venha a ganhar estas eleições torna-a patética até os seus próprios atos, tamanha são as irregularidades sob seu comando.


Não havia mais como enganar a nação não lhe permitindo exercer o direito de escolha de seu governo através do voto, mesmo que seja uma regra já tendenciosa ao favorecer uma única pessoa JES e ao seu MPLA.

Mesmo assim os partidos da oposição mais abertamente a UNITA e a CASA-CE não se intimidaram com o gigante que se levantou apadrinhado com a CNE e foram à luta para buscar o direito do povo angolano de escolher o seu governo e não permitindo mais que lhes fosse imposto às aberrações com que o povo tem que conviver o tempo todo.


E conseguiram demostrar que as manifestações em praça pública podem e devem acontecer todas as vezes que o povo necessite se expressar e trazer a tona suas insatisfações contra atos que ferem a lei , a  constituição e a dignidade de todo um povo, o angolano.


Cabe saber quando a CNE tomará medidas efetivas a fim de solucionar as incongruências que sedimentam estas eleições e transforme-as realmente em eleições transparentes, justas e dignas perante o mundo e a nação angolana e deixe definitivamente de ser um cabo eleitoral do MPLA-JES.

Raul Diniz