Alemanha  - Como o  previsto  finalmente a botota pegou , e deu a secreta a oportunidade para  conhecer novos opositores á controlar , que até aqui andavam embarrados. Mais mesmo longe de imaginarmos , como reagirão os militares , a sociedade civil  e os partidos políticos da oposição real no geral , perante tal humilhação.

Fonte: Club-k.net


ImageJES  segue a sua tragetória  feliz ou infeliz pouco importa  , porque afinal  a história se repetiu , e as coisas correram-lhe conforme tinha planeado.


Assim acabam-se os pesadelos de um povo que desde á muito tempo deixou de sonhar , porque fazê-lo tornou-se uma grande aventura e tarefa cansativa.


E agora ?


Cada um que tire as suas conclusões  porque se se falava em eleições elas ai estão , e eleições foram , são e serão sempre eleições, com aldrabices ou não.


Os aldrabados que estivessem mais atentos e não acreditassem  tanto nas conversas fiadas  e nos abraços fingidos entre uns e outros.


A população coitada mesmo pensando com a barriga  participou da forma como pude , e lhe foi permitido pelo regime , e se o seu apoio , repudio ou voto foi transformado em  matéria para fraude que culpa tem ele ?


JES mostrou mais uma vez de  que em Angola , como ele não há igual , criou uma CNE ao seu jeito , elaborou ele próprio o desenho da fraude , eliminou os partidos que quis , não deu cadernos eleitorais e só convidou para observador quem ele quis.


E no final  o que faltava mais para quem já  tinha dado  ordens aos seus famigerados tribunais para que não aceitassem reclamações dos batotados , senão passear nas calmas de inaugurações em inaugurações !


E as leis , mas que leis ?

Quis  lá saber  das  leis , se a lei é ele mesmo !


Se  assim são todos os autoritários , antidemocráticos  os que mantém seus países debaixo de uma ditadura repressiva , os que fingem que aceitam partidos políticos da oposição , porque razão o ditador angolano teria que ser diferente ?


JES , segue a sua tragetória  de peito aberto e sem qualquer receio seguro de que é o maioral porque tem dinheiro , armas e homens que o veneram como se fosse o seu Deus.


Oposição e manifestações ,  o que é isto ?


Essas são severamente reprimidas , punidas , humilhadas e manipuladas sempre  que for preciso para  gargalhada de uma plateia de santos que aplaudiram a morte de Savimbi , Nfulupinga , Ricardo Melo e o ponta-pé do PRS agora


Com essas eleições mesmo com tanta batota , JES acaba de legitimar o seu poder interna e externamente e está se marimbando que alguns partidos da oposição a impugnam.


Ele não perde tempo e nem se preocupa com choros de " famintos " até porque á bicha de países para reconhecerem os  resultados mesmo  que fraudolentos já se formou , e quem o fizer tem o lugar garantido para o paraíso da corrupção mundial.


É verdade , os angolanos perderam uma grande oportunidade para mudanças ao partirem para essas eleições confiantes de que  seu voto seria respeitado .

Meu Deus !

Mais como é que se pode confiar  ?


Eu avisei tantas vezes e acredito que tenha havido muito cuidado mais como é que se  poderia contornar um regime tão mal intencionado como o nosso ?


Como não havia confiança , então o melhor não era deixar de participar de um acto que desde o seu nascimento já estava viciado e partirmos para outras formas de luta ?


Mesmo sem armas e sem sangue quantos regimes já não foram postos em debandada , por este mundo fora ?


Claro , não por povos especiais como o nosso , que se esquece facilmente de quem lhe faz e quero o seu bem  ( exemplo : David Mendes ) advogado do povo na hora que precisou , contam-se nos dedos de uma mão , quantos meteriam  sua cabeça no fogo para se solidarizar com ele.


Ponto mais alto da tragetória de JES  mesmo ditador como  é , foi o elaborar  de  uma constituição , com tantos  parágrafos ilusórios e duvidosos mais  as manifestaçõe contra ela mesmo assim , em certos casos não passaram de um mijo num copo


O homem parece misterioso !


Num país com tanta gente descontente , sofrendo a maioria as mesmas dificuldades mais na hora da verdade tudo se derrete assim deste jeito ?


Mesmo com a violência , desconfiança , raptos , assassinatos e todos os condimentos que apontavam para uma fraude , num país onde o aldrabado só tem como única  alternativa queixar-se ao aldrabão .


E quando se deu conta de que a CNE é  o garante da fraude em Angola então não era de pararmos um pouco antes de terem afastado os outros partidos na busca de uma outra saída ?


Uma campanha eleitoral , com socos , paulada e catanadas onde tudo valeu como alguém escreveu , mesmo assim não desencorajou os que acreditam , que em todas as circunstancias  a esperança ser  a última que morre.


O quê  valeu o apoio inequívoco do povo , se esse apoio foi transformado em voto para quem organizou e controlou tudo como quis sem ninguém o " incomodar " ?


E agora , vai bastar o kamba do peito Durão Barroso dar a dica e a Europa acabará por reconhecer em massa os resultados de uma fraude eleitoral ,  transformada em vitoria da democracia  no reino da corrupção.


Com a onda de campanha eleitoral que culminou com essas eleições o regime sai mais reforçado , não apenas porque  reduziu á zero alguns dos seus opositores , como deu para  conhecer outros opositores que andavam embarrados.


E agora é só dar as dicas aos serviços secretos para manter sobre controle , esses novos opositores descobertos agora , que andavam escondidos e deram a cara  durante a campanha  eleitoral.


Muitos esperançados e convencidos de que seria o fim da macacada no circo político corrupto nacional  longe de imaginar que agora estariam entregues a bicharada.


Foi fácil perceber o movimento em câmara lenta , das câmaras digitais dos serviços secretos , que fotografavam de forma precisa  os novos rostos que entram agora para os registos centrais da secreta .


Este é no meu entender  como antigo operativo , uma das acções que  qualquer regime autoritário como nosso considera como vitória até porque passa a ter mais cidadãos sob seu total controle.


E essa ideia pelo que já ouvi de antigos colegas até é repartida por muita gente , que conhece os cantos , os truques e os trutas  da casa .

 
No fundo o regime e o seu serviço secreto controlaram de tal forma as eleições e o periúdo que antecedeu e sabiam que  era importante partir os dentes da oposição utilizando toda brutalidade possível como fizeram.

Quais cadernos eleitorais ?

Se a intenção era dificultar no máximo as manobras da oposição para que não mantivessem o controle  das operações eleitorais.

Qual direito do voto universal ?

Se a intenção era manter de fora e condicionar fortemente todos aqueles que incomodavam , como aconteceu com os homens do CASA-CE presos numa altura em que pacificamente queriam gritar basta.

Vamos esperar , quem sabe ainda pode haver uma reviravolta num país confirmado por muitos como um barril de pólvora.

 

Fórum Livre Opinião & Justiça


Fernando Vumby