Bié - A polícia nacional no Bié, procurou armas em casa de dirigentes da UNITA, depois da direção deste partido ter acusado a Comissão Provincial Eleitoral (CPE) no Bié de ter falsificado as actas-sínteses nas assembleias de voto e contestar os resultados eleitorais provisórios. Os mesmos apontam para a vitória do MPLA, na província, com 69,79 por cento dos votos. De acordo com o apuramento provisório, a UNITA tem 36,20 por cento dos votos e a CASA-CE 0,98 por cento.


Fonte: VOA

Albano Vidal Tchissanda, secretario municipal da UNITA no Kuito, disse que, às 4 horas da manhã desta quarta-feira, 05 de Setembro, efectivos desdobraram-se em simultâneo em casa de cinco dirigentes e militantes do seu partido numa operação de busca de armas. Tchissanda alega que 12 agentes da policia foram até à sua residência e cercaram-na, tendo um agente batido a porta pedindo para os ocupantes abrissem.

Tchissanda que se encontrava a dormir perguntou se os policias  tinham algum mandato, mas os agentes responderam que não.  O político referiu que mesmo assim decidiu abrir a porta sem oferecer resistência e os agentes entraram e começaram a revistar de baixo da cama, cozinha e vasculharam todos os lugares, sem explicar o que procuravam.

Contou ainda que, depois de acabada a revista sem encontrar nenhuma evidência os agentes disseram que procuravam armas de drogas. A mesma operação de busca, ocorreu também em casa, da secretária municipal da LIMA, Luizia Nonjamba, do irmão de Tchissanda, José Santos e do seu vizinho, Faustino Katchova.

No mercado de Tchissindo, a casa do secretário da UNITA naquela zona, Celistino Lombogo também foi alvo da operação de busca sem que tivessem apreendido nada.

Kajomba Leite, porta-voz do maior partido na oposição deu ainda a conhecer que a Polícia Nacional deteve no dia 3 de Setembro, três militantes do seu partido na comuna do Cutato quando estes faziam o levantamento dos militantes da UNITA que votaram e procediam à averiguação dos problemas ocorridos com os cadernos eleitorais. Estão detidos o secretário comunal de Cutato, António Kacope, o secretário comunal para organização, Paulo Josias, e o militante Constantino Seca.

Leite disse que, eles estavam a fazer a recolha de cópias dos cartões de eleitores dos militantes UNITA que não puderam votar, para depois o partido fazer uma reclamação. Segundo aquele dirigente partidário, os três membros do seu partido foram depois transferidos da esquadra comunal para a cadeia do comando municipal, na presença do comandante municipal da Polícia Nacional do Chinguar, João Batista Samandele.

O secretário da UNITA na comuna do Mwenya, Antonio Nunulu, diz Leite, foi preso no dia 5 de Setembro, pelas nove horas, enquanto que, Manuel Embamba, secretário do sector Tchingi, foi detido no dia 4 de Setembro, pela policia de Kamakupa, quando faziam a recolha dos cartões de militantes do seu partido que não votaram.