Lubango - Cerca de 400 certificados de habilitações literárias falsos foram detectados pela empresa contratada pelos Caminhos de Ferro de Moçâmedes (CFM) para realizar o concurso público com vista o provimento de 187 vagas nesta Empresa Pública, na província da Huíla, a informação foi prestada na última sexta-feira, 07, pela directora de Recursos Humanos, Joana Luís, afirmando que, dentre os documentos falsos, constam certificados de habilitações, declarações de habilitações e ainda bilhetes de identidade.

Fonte: Angop

Avançou que dois mil e 215 candidatos foram reprovados porque não reuniam os requisitos e outros 400 foram desclassificados em função da falsificação da documentação. “De momento não tivemos ainda nenhuma orientação, mais remetemos a situação ao conselho de administração para o devido tratamento”, realçou.

Joana Luís apelou os candidatos a manterem a calma, pois muitos em função de não terem sido classificados para a segunda fase, estão a solicitar seus processos de volta, criando até um pequeno alvoroço. “Pedimos calma, apesar de administrativamente não se proceder deste jeito e porque quando se concorre a um concurso, não se faz devolução dos documentos e ficam num banco de dados, mas quem assim o quiser, nós depois do processo vamos nos organizar no sentido de fazer a devolução”, garantiu.

Para o município do Lubango se inscreveram cinco mil e 995 candidatos, dos quais três mil e 780 foram apurados para segunda fase através de uma triagem após a recepção dos currículos que estão a concorrer para 187 vagas em diversas áreas.