Luanda - Está em liberdade a secretária comunal do "Galo Negro" na zona do Belo Monte, comuna do Kikolo, município do Cacuaco, raptada na madrugada do último domingo. Alice João Bengui contou que foi levada "de olhos vendados" a um local desconhecido, onde indivíduos desconhecidos ofereceram-lhe uma residência, três carros e 150 mil dólares norte-americanos.

Fonte: VOA

“Me mostraram uma cidade, eu não consegui descobrir aonde fica. Onde é que estivemos a passar. Estava com os olhos vendados. Assim que chegamos no local, mandaram-me descer. Fomos até a uma casa onde tinha muita mobília, três carros na garagem, uma malinha de dinheiro. Disseram que o dinheiro e a casa eram meus”, contou.

O dinheiro, os carros e a casa destinavam-se a convencer Alice a mudar para o MPLA, mas ela alega que recusou. A mesma lembrou que, muito recentemente, foi informada da presença de dois jovens nas imediações onde esteve retida.

“Nesta casa é onde eles tinham me mostrado que além de você, os vossos dois encontram-se aqui. Se você se safar é mesmo ir dizer ao vosso presidente que os vossos dois se encontram aqui, e foi assim durante todo o dia com os olhos vendados”, afirmou.

Perguntamos a Alice quem são os dois individos e a vitima disse presumivelmente se tratarem dos jovens desaparecidos nos finais do mês de Maio, Alves Kamolingue e Isaías Cassule, mas não há qualquer possibilidade de confirmar essa hipótese. Questionada sobre a forma que terá usado para se livrar dos raptores, Alice pediu à nossa reportagem para não falar sobre esse assunto– mas parece claro que lhe foi permitido fugir.

Também o jovem músico Beimani, de um chamado movimento revolucionário, que está a preparar a organização de manifestações por toda Angola para protestar os resultados das recentes eleições, denunciou que foi sequestrado no ultimo fim-de-semana quando viajava pela cidade do Uíge.

Tal como no relato anterior da Secretária da UNITA em Cacuaco, Beimani foi raptado por desconhecidos que o vendou os olhos e transportado por vários locais e até ao cemitério. Ele conseguiu libertar-se cativeiro, ao fugir por uma janela, o que pensa ter sido deliberadamente facultado pelos seus raptores.