Luanda - Angola vai contar com mais de 100 mil novas casas em dez províncias, cuja construção estará a cargo do grupo empresarial chinês CITIC, anunciou esta quarta-feira em Luanda o presidente do conselho de administração (PCA) da companhia. O PCA Chang Zhenming chefiou uma delegação integrada por dez empresários, que hoje terminou uma visita de trabalho de dois dias a Angola.

Fonte: Lusa

Segundo Chang Zhenming, a primeira fase do projecto habitacional prevê a construção de cerca de 50 mil casas, estando já em curso a sua edificação em algumas províncias, enquanto para as restantes está a ser feita ainda a projecção e consolidação de financiamentos.

Entre as províncias beneficiárias contam-se Cabinda, Zaire (Soyo e Mbanza Congo), Benguela, Namibe, Huíla (Lubango), Luanda (Zango e Belas), Kuando Kubango, Lundas Norte e Sul e outras ainda por definir.

O grupo anunciou igualmente a sua participação no sector da agricultura, em projectos nas províncias do Uíge e Malange, com a criação de centros de estudo e de investigação agrícola, bem como na formação de quadros.

Em Malange, encontra-se já construído um centro de investigação científica agrária e acessórios para a agricultura, para a examinação de sementes, que está a ser gerido por técnicos chineses.

De acordo com Chang Zhenming, para os próximos dias está prevista a deslocação de 28 técnicos angolanos à China, por um período de dois anos para formação superior nessa área, com vista a assegurarem o funcionamento do centro.

Durante a sua estada em Angola, a delegação chinesa manteve encontros com os ministros de Estado para a Cooperação Económica, Manuel Vicente, da Agricultura e Pescas, Pedro Canga, e com a direcção da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONAL).

O grupo CITIC é composto por mais de 60 empresas dos ramos das finanças, agricultura, imobiliário, telecomunicações e indústria, entre outros.