Montreal – Não cabe à direcção da UNITA produzir um documento formal na qual  apresente um pedido de desculpas ao presidente angolano, José Eduardo Santos, por esta organização ter questionado as suas origens.

Fonte: UNITA/CANADA
Os angolanos têm o pleno direito constitucional e democrático em exigir o líder da nação que esclareça à fundo sobre a real origem do chefe de estado da nação, tendo em conta que este representa o nome de Angola a nível internacional.

A título de exemplo, os nacionalistas, Agostinho  Neto, Jonas Savimbe e Holden Roberto todos os angolanos conhecem as suas reais origens, incluindo as suas aldeias e as tribos dos seus pais e avos sem pontos de interrogações.

Será que o Presidente da Republica tem realmente laços ou origem Santomense tal como muitos angolanos têm questionado?

Um número considerável de angolanos acredita nas informações publicadas em vários documentos que o Presidente angolano nasceu na década dos 40 em Luanda no bairro Sambizanga (construído nos anos 1950). Muito recentemente Isabel Dos Santo uma das filhas do Presidente declarou numa entrevista na TPA no programa  (Horas Quente) que o seu pai nasceu no bairro do São Paulo. Sambizanga ou São Paulo, será que os Angolanos conhecem o real local de nascimento?

A direcção da UNITA/Canada compactua com a posição do cidadao Makuta Nkondo que sugere que o Presidente da Republica deveria mostrar publicamente a sua cédula narrativa ou a certidão de nascimento ao povo Angolano seguindo assim o "excelente" exemplo do Presidente Norte Americano Barack Oboma que exibiu aos médias o seu certificado de nascimento em resposta do apelo de alguns membros do partido REPUBLICANO.

É nesta óptica de "incertezas e interrogações" que a  Delegação da UNITA no Canada sugere respeitosamente ao senhor José Eduardo Dos Santos, que declare abertamente para todo os Angolanos quanto as suas origens ajudando assim a esclarecer as múltiplas inquietações sobre o assunto.

A transparência é um direito  universal de todo povo no mondo democraticamente.

Viva a democracia, viva Angola, viva Unita

Delegação da Unita no Canada
José Chiquito De Figueiredo