Matala – Cerca de quatro pessoas, todas do sexo masculino, morreram sábado último, num acidente com uma mina anti-pessoal na comuna do Mulondo, cerca de 105 quilómetros do município da Matala, província da Huíla, informou o chefe adjunto da Repartição de Engenharia de Desminagem da VI divisão de infantaria Motorizada, major Daniel Afonso.

Fonte: Angop

O oficial disse que o facto aconteceu na margem esquerda do rio Cunene, a 11 quilómetros da sede da comuna, quando eram vinte horas. "Os jovens estavam a pescar e um deles accionou uma minha, que acabou matando outros três companheiros, cujas idades vão dos 13 aos 24 anos", explicou.

Segundo ele, feitas as pesquisas descobriu-se que a mina era anti-pessoal e estava reforçada com outros explosivos de fragmentação, dadas as lesões provocadas às vítimas. O major Daniel Afonso assegurou que a repartição que comanda vai passar um documento as instâncias superiores para mandar uma brigada de desminagem à localidade.

Sublinhou que este é o primeiro acidente com minas naquele zona em dez anos de paz, embora seja uma zona que se pensasse estar livre destes artefactos. A comuna do Mulondo dista a 125 quilómetros, Sul da sede municipal da Matala, leste da cidade do Lubango, província da Huíla.