Luanda - O cidadão Litho Mpassi, de 43 anos de idade, que desde 2001 vinha efectuando intervenções cirúrgicas ilegalmente nos arredores de Luanda, foi detido em flagrante há dias pela Polícia Nacional. Segundo a chefe de departamento de inspecção hospitalar administrativa e financeira da Inspecção geral da saúde, Benvinda Soares, técnicos da polícia económica e da inpecção  tomaram conhecimento de que Litho Mpassi efectuava intervenções cirúrgicas no posto médico denominado AADA/ONG Jeová Rafa, junto ao farol das lagostas, no município do Sambizanga, sem contudo estar habilitado para exercer tal actividade.

Fonte: Angop

doentes tb.jpg - 106.02 Kb Na altura da detenção, encontravam-se no posto médico, que também funcionava ilegalmente, três doentes, dois dos quais já operados, em estado crítico, tendo sido transferidos para os hospitais Américo Boavida e Augusto Ngangula, respectivamente. O posto foi encerrado.

Acrescentou que Litho Mpassi está inscrito na ordem dos enfermeiros sob o número 15 mil 586, provisoriamente, pelo facto de na altura da inscrição apresentar apenas uma declaração de equivalência ao invés do certificado de habilitações, o que não lhe permite exercer a actividade de enfermagem, muito menos em qualquer parte do mundo.

Benvinda Soares disse ainda que Litho Mpassi é reincidente, pois anteriormente tinha sido detido pela mesma acusação, mas por falta de prova foi solto. "Desta vez o caso torna-se mais complicado para o cidadão porque foi autuado em flagrante", disse.

A inspecção da saúde apela à população no sentido de recorrer aos hospitais credíveis em caso de doença, pois a apetência ao lucro fácil tem levado ao surgimento de médicos e enfermeiros falsos, que muitas vezes têm ceifado vidas humanas.