Luanda – O chefe de repartição dos serviços comunitários do município de Viana, Bunga Filipe, disse nesta quarta-feira, 10, que a partir da próxima semana a sua instituição não vai permitir mais vendas ambulantes ao logo da rua 11 de Novembro, que passa em frente a administração local.

Fonte: Angop

O responsável referiu que a administração de Viana mostra-se preocupada com o aglomerado de gente que realiza venda de diversos produtos na rua que neste momento recebe trabalhos de restauração. Bunga Filipe fez saber que encontram-se naquela rua centenas de pessoas a vender artigos diversos criando deste modo resíduos sólidos em grandes quantidades.

Estas pessoas, sublinhou, estendem os seus negócios ao longo da rua e áreas onde se encontram os homens a trabalhar, criando transtornos para a sequência da obra para além do perigo para os próprios vendedores. "Há quase três meses encontra-se a trabalhar uma comissão que está a cadastrar e sensibilizar os vendedores para que se dirijam aos mercados existentes no município onde há muito espaço para realizarem as suas vendas”, esclareceu.

A comissão, frisou o responsável, é composta por elementos afectos à repartição do comércio e a Liga das Mulheres de Negócio e estão a recolher os dados dos vendedores ambulantes e encaminha-los para os mercados.

Este trabalho está a chegar ao fim, informou, e na próxima semana a Administração Municipal de Viana vai levar a cabo uma acção coerciva de forma a colocar todos os vendedores nos mercados existentes. “Os vendedores ambulantes não estão a cooperar com a comissão e continuam a criar transtornos para empresa construtora que se encontra a reabilitar a estrada, pois dificultam a entrada de máquinas pesadas e outros meios”, disse.

No município de Viana, recordou Bunga Filipe, existem os mercados da Kaop A, C, Quilometro 30,  9A, Zango, Regedoria, Luanda Sul, onde existem lugares vazios para as pessoas venderem os seus produtos.

O chefe de repartição dos serviços comunitários da administração municipal de Viana, Bunga Filipe, solicitou aos vendedores a se dirigirem às administrações dos mercados para obterem os seus lugares, porque na próxima semana não haverá condescendência a qualquer resistência de comerciantes.