Luanda  - Um programa televisivo denominado “Conheça Angola” está a ser gravado e exibido nos Estados Unidos, desde o dia 9 de Setembro, com o objectivo de promover a imagem do país. O “Conheça Angola”, que é resultado de uma iniciativa da jornalista angolana Hariana Verás (na foto), que reside nos EUA há cinco anos, é um programa educativo, de entretenimento e informação. Com duração de 30 minutos, o programa é transmitido pelo canal 30 do FPA e pode também ser visto no mundo através do website www.conhecaangola.com.


Fonte: JA

O programa aborda temas actuais sobre Angola e o quotidiano da comunidade angolana residente nos Estados Unidos.


“O programa concentra-se principalmente em promover a imagem de Angola, divulgando e promovendo a realidade cultural e os feitos já conquistados nos domínios económico e social, além de promover o seu potencial turístico”, disse Hariana Verás.


O programa, de acordo com Hariana Verás, aborda também as oportunidades de negócios em Angola e incentiva o intercâmbio entre os empresários angolanos e americanos, de modo a atrair futuros investidores para o país.


A equipa de produção do “Conheça Angola” tem estado a estabelecer contactos com a Televisão Pública de Angola (TPA) para que o programa seja visto também no país.


Hariana Verás acrescentou que a sua iniciativa surgiu devido à necessidade de se divulgar cada vez mais a imagem do país além-fronteiras, sobretudo nos EUA, um país onde, na sua opinião, nada se sabe sobre Angola e a pouca informação que existe sobre o país é por norma negativa e, muitas das vezes, não condiz com a verdade.


“Temos de tomar consciência da importância da divulgação e promoção da imagem de Angola a nível internacional, face ao grande desenvolvimento e crescimento económico que o nosso país tem vindo a registar”, afirmou a jornalista Hariana Verás, para quem é necessário que se criem muito mais projectos que beneficiem o desenvolvimento de Angola. A produção do programa está a cargo de um grupo composto por quatro angolanos, entre os quais Hariana Verás, a líder do grupo.


Segundo Hariana Verás, o grupo decidiu unir-se, por amor ao país, para implementar o projecto que não persegue fins lucrativos.


Hariana Verás declarou que tem sido um grande desafio manter o programa no ar, desde a sua estreia, a 9 de Setembro, uma vez que as despesas, incluindo os custos de produção, são assumidas pela equipa de produção. O único apoio, cujo tipo Hariana Verás não precisou, vem da Embaixada de Angola em Washington. A equipa de produção, que está à procura de um patrocinador, apela ao Executivo, a instituições públicas e privadas e à sociedade civil para que se juntem ao projecto dando o seu apoio.


As pessoas interessadas em apoiar o programa “Conheça Angola” devem entrar em contacto com a equipa de produção através dos terminais telefónicos  924099372 e 0015715753522 ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..