Luanda  - Sou leitor antigo e activo do Club - K e aprecio principalmente a liberdade nos debates ou exposição de muitos assuntos pertinentes que passam pelas vossas paginas.


Fonte: Club-k.net

Aproveito para deixar aqui uma sugestão de um assunto para debate aberto (não sei se já foi exposto) mas tenho muito para opinar e para esclarecer (duvidas), o tema é: " Circulação de novas notas e moedas em Angola"

Isto porque não me agradou a imagem das novas notas (muito pouca criatividade, muito pouco relevante em relação a cultura angolana e saber se há motivos suficientes para se aplicarem mais duas notas: 5.000 KZ e 10.000 Kz.


Não serão estas notas motivos de inflação, excesso de dinheiro no mercado, desvalorização, visto que o acesso à enormes quantias monetárias em Angola é muito fácil e sem regras, ou seja o mercado paralelo é que manda, quantias elevadas em mãos erradas.


Quem faz a criação da imagem das notas da moeda angolana (Kwanza Angolano)?

Como é elaborado o processo de aprovação para imagem das notas?

Existem concursos públicos, para edição?

Serão os asiáticos como: tailandeses e chineses ou outros que cuidam da imagem das nossas notas?

Acham correcto que a figura do actual Presidente da Republica continue exposta nas notas em circulação? (Concordo com a imagem do Dr. Agostinho Neto, mas não a de um presidente da republica. Onde estão as figuras das nossas raízes: Reis, Rainhas heróis da nossa História,Mandume, Nzinga Mbande, Ngola Kiluange e por ai).

Até quando vamos colocar imagens, ilustrações fracas como: Barragens, plantações de algodão (imagens, que nem são actuais ou reais). E muito mais, que deve ser debatido no nosso CLUB-K...


"Você já apreciou bem a nota de 10 KZ? Já teve uma em mão de certeza, mas poucos se aperceberam que a ilustração traseira da nota não é o que diz ser: Palanca Negra Gigante, mas sim um Burro do mato, quem cuida disso? Será mais um grupo de políticos demagogos sem conhecimento cientifico e técnico?


Amigos da qualidade, Democracia, aguardo a vossa valiosa opinião e resposta.


Obrigado!

Mauro Ferreira