Luanda - O presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Francisco de Lemos José Maria efectuou recentemente uma remodelação nos órgãos de direcção de algumas subsidiárias da companhia.

Fonte: Novo Jornal

Em oito despachos a que o NJ teve acesso, o PCA da petrolífera estatal exonerou Anabela Soares de Brito, do cargo de presidente da Sonaref (Refinaria do Lobito), Sociedade Anónima, Baptista Muhongo Sumbe, do cargo de presidente da Sonangol Holdings, Lda e Paulo Gouveia Júnior, como presidente da Comissão Executiva (PCE) da Sonangás, Sonangol Gás Natural, Lda.

Por seu lado, nomeou Josina Marília Ngongo Mendes Baião Magalhães para exercer por um período de três anos, o cargo de PCE da Sonangol Holdings Lda. Na Sonangás foi nomeado Ruben Monteiro da Costa, enquanto Diogo da Silva Manuel, dirigirá também por três anos a MSTelecom Lda.

João António Ramos foi indigitado novo PCE da Sonaref, enquanto Ana Joaquina Van-Dúnem Alves da Costa passa a exercer o cargo de gerente único e directora-geral da Sonarel, Sonangol Refinaria de Luanda, Lda.

Cessaram ainda funções Joaquim da Conceição Mayer do cargo de vogal da Comissão Executiva da Sonangol Logística e em sua substituição foi indicado Tomás Faria. José Pedro Benge cessou a função de vogal na Comissão executiva da Sonangol Holdings, sendo designado para a mesma função na Comissão executiva da MSTelecom Lda.

Outros despachos estabelecem as competências dos diversos administradores  da petrolífera. O PCA passa a assumir a direcção do Planeamento, auditoria e controlo interno, Serviços jurídicos, gabinete de relações com o Estado e Fiscalidade, da Sonangol Imobiliária e Propriedade Lida (SONIP).

Ao administrador Fernando Joaquim Roberto competirá a direcção dos recursos humanos, a clinica Girassol, a MSTelecom, PUAÇA- Administração e Gestão, Universidade Corporativa da Sonangol e Unidades de Gestão de Bolseiros da Sonangol.

Enquanto isso, ao administrador Mateus Morais de Brito, caberá dirigir a Segurança Empresarial, o gabinete de comunicação e imagem, a Sonangol Logística, Sonangol Investimentos Industriais, Comissão de Projectos Sociais no Soyo, Cooperativa Cajueiro e o Centro Recreativo Paz Flor.

A administradora Raquel da Costa  Vunge fica com as direcções de finanças, gestão de riscos, central de compras, Sonangol Holdings, Lda e o projecto SINCO- Sistema de Informação Coporativa.

Já o administrador Sebastião Pai Querido Gaspar Martins encarregarse-á das direcções de exploração, produção, negociações, economia e concessões, gabinete de arquivo e base de dados, laboratório central, direcção do comité de controlo das concessões e a Sonaref, Sonangol Refinaria dem Luanda.