Cabinda – Olhando para o despacho de Sua Excelência o Presidente da República que nomeia as figuras de vice-governadores das províncias, reverto-me ao que vem sendo minha matéria de estudos nos últimos dias, isto é, assuntos correntes da província de Cabinda. Fora os ataques pessoais, não me proponho a atacar ninguém nem desejaria ser alvejado desta vez por estar em face de julgar mui pertinente e razoável a nomeação dos vice-governadores na província de Cabinda.

Fonte: Club-k.net

O Executivo Central está de parabéns em juntar a Aldina da Lomba duas pessoas de muita competência, que serão os grandes pilares de sustento nas manobras da actual inquilina da província no caso o Engenheiro Otniel da Silva e o Dr. Alberto Paca.

Perfazem a melhor combinação para os cargos de vice-governadores que Cabinda já algum dia conheceu tendo em conta os seus níveis de competência, não fosse a passagem pela mesma condição da Aldina da Lomba pelo mesmo cargo que a guindo a cadeirão máximo Serão de certeza, o longa manus técnico e político da novel governadora ainda muito apreciada e esperemos que venha ser mais ainda pela qualidade de coadjutores que se lhe brindam.

O que foi acontecendo aquando dos artigos anteriores era apenas uma projecção jornalística, mas em abono da verdade, a Senhora Governadora não teria muito por se apegar no que concerne ao uso das pedras para trabalhar com elas. Em nossa opinião, muito pessoal, a equipa equipara-se aos galácticos, equipa do Real.

O Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, de facto, acertou em cheio no que se refere aos vices de Cabinda ao aceitar as propostas e nomear as duas figuras retro-citadas, já que há algum tempo vinha dizendo que Macário Lembe, além do factor político a seu favor, era, igualmente, uma personalidade competente, pacífica e, certamente, Aldina da Lomba atina com razão esta opinião.

Dr. Alberto Paca é uma pessoa muito competente e dona dos seus ideais. Ele ajudará a remir as noticiazinhas que advinham do sector da saúde e que muita polémica embraiava na província com destaque nos órgãos independentes de informação em Luanda, ainda vão poucos dias.

Certamente que estando a coadjuvar no sector social e político será um fiel colaborador da governadora num dos dossiers mais polémicos da província, ele saberá liderar, igualmente, com as demais questões já sobre a mesa à sua espera. Alberto Paca é uma figura de consenso e de origens humildes que esteve a trabalhar num dos renomados hospitais da capital do país. É um dos médicos a par do Dr. Oliveira e Dr. Salize a vestir a camisa de Vice-governador na terra dos bakamas.

Otniel da Silva é outra pessoa bastante incontornável. Um Engenheiro saído da Universidade Agostinho Neto e chamado a Cabinda ainda no tempo de Augusto da Silva Tomás tendo por sua competência resistido a todos os inquilinos que passaram pela província no seu tempo. A seu favor estão muitos atributos de que Aldina da Lomba não se ia abdicar tendo, de facto, aprovado a opinião de que seria a pessoa certa para a área técnica, não só pelo seu profundo conhecimento no sector, lá vão os tempos em que era o único estudante numa só turma na Faculdade de Engenharia, mas também por atender ao factor geopolítico de que se reclamava no que toca a indicação dos vice-governadores numa das províncias mais mediáticas de Angola.

Ora, quando chegou à Cabinda foi assessor no que se referia a questões infra-estruturais junto do governador com quem trabalhou, inicialmente. Ocupou-se das obras públicas e sai agora do sector dos transportes e telecomunicações, cargo que Mawete João Baptista havia preparado para si.

Filho do senhor Silva no Bairro Amílcar Cabral, Rua da Nova Estrela a que nos próximos dias, os seus moradores por unanimidade darão nome de Aldina da Lomba, segundo se diz, não por vontade da padroeira mas sim por um dever de agradecimento do trabalho prestado pelo Estado na era da nossa dama de ferro. O pai do Eng. Otniel é uma pessoa muito religiosa e antigo benfeitor da IEBA, Igreja Evangélica Baptista de Angola em Cabinda. Senhor Silva é proveniente da comuna do Necuto, município do Buco-Zau.

Assim sendo, a Dra. Aldina da Lomba tem tudo para dar certo, desde que saiba escolher os nomes a constarem no futuro governo da província e quanto a isso nem precisa de pestanejar porque enganam-se aqueles que pensavam que a governação em Cabinda era uma questão de favas contadas e que se iria tratar apenas de um oferecimento à boa samaritana.

Aldina sabe que não pode claudicar sob pena de que muita gente se iria defraudar em expectativas, sobretudo, a gente que apostou na sua competência. Acredito que a forma como foram nomeados os vice-governadores é uma manifestação directa de suporte à sua governação por parte de Sua Ex. Cia o Presidente da República Engenheiro José Eduardo dos Santos. Por isso tem um betão muito forte que irá faze-la brilhar.

Cabe agora a governadora acertar nos outros objectivos que estão sob sua própria responsabilidade. E nisto só depende da sua discricionariedade. As propostas estão lançadas, mesmo que nem todas estejam de acordo com as expectativas de todos.  O que será das próximas nomeações agora a depender só e somente da Aldina da Lomba ouvidos que serão os demais órgãos na província?

O próximo artigo de opinião será em torno da conferência que a Open Society realizou em Cabinda no dia 27 de Outubro, qual o impacto e contributo a prestar em prol da província de Cabinda e do país em geral. Impele-me a escrever sobre essa matéria mesmo não tendo estado presente na província por ocasião do referido evento à conselho de alguns amigos para evitar qualquer tipo de colação.