Lisboa – O Ministério da Saúde terá enviado nesta quinta-feira, 01/11, para os municípios do Cafunfo, Kuando e Capenda Camulemba, na província da Lunda-Norte, uma equipa de técnicos (especialista epidemiologista cubano, um coreano e angolanos) para investigar uma “misteriosa” doença que está “atacar” as populações que se encontram nas zonas de difícil acesso, e de garimpo, que já dizimou mais de 70 pessoas, revelou ao Club-K uma fonte daquela instituição.

Fonte: Club-k.net

J.Van-Dúnem em contradições com Adelaide de Carvalho

A informação foi primeiramente confirmada pela directora Nacional de Saúde Pública, Adelaide de Carvalho, que assegurou que já foram criadas as condições para o esclarecimento da “misteriosa” doença. “Nós ouvimos os rumores sobre a ocorrência de casos e óbitos atingindo adultos e menores de cinco anos por um sindroma febril de etiologia por esclarecer”, disse.

Adelaide de Carvalho referiu ainda que “nós mobilizamos uma equipa composta por um técnico de epidemiologia, um médico pediatra, um técnico de emergência e um técnico de laboratório que já se encontram na província da Lunda-Norte, no sentido de investigar a situação e oportunamente poderemos esclarecer o que se passa e qual é a sua magnitude”.

Curiosamente no mesmo dia, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, anunciara – durante o encerramento do primeiro Congresso e VI Jornadas Cientificas de Genecologia/Obstertrícia e Perinatologia – que as vítimas morreram de “malária aguda”. Enquanto a directora Nacional de Saúde Pública volta a insistir que a doença continua misteriosa. A verdade é que ninguém, até agora, tem a certeza absoluta se a doença é o que o ministro refere ser. 

A enfermidade está atacar principalmente as crianças dos cinco aos 15 anos, bem como as mulheres grávidas, caracteriza-se por diarreia, hemorragia, febres altas e anemia intensa, causando morte imediata no prazo de aproximadamente 24 horas.