Brasil - Percebo que estamos a viver um momento histórico de um conjunto de transformações no campo da comunicação, informação e formação que cria uma nova realidade, que pode ser designada como novo espaço do conhecimento. Logo, precisamos não só pensar na modernização da educação no mundo inteiro, e sim repensar as novas funções do professor(a) como mediador desse processo.


Fonte: Club-k.net

Com  a sociedade em transformação surgem grandes eixos de mudança, que atinge todos nós. O primeiro desses eixos é certamente o progresso tecnológico. Neste contexto, as transformações mais significativas no meu ver são:


 A informática, que revoluciona todas as áreas, principalmente as que lidam com o conhecimento;


 A biotecnologia, que certamente deverá se sobressair na agricultura, indústria farmacêutica e em outros setores;


 As novas formas de energia, como o laser, no campo da medicina, eletrodomésticos, etc;


 As telecomunicações, que participam da revolução tecnológica, talvez mais que a informática, pois se barateou a transmissão de textos, imagens e som;


 Os novos materiais, como cerâmicas, plásticos, tecidos. Segundo a Comunidade Européia, nos últimos 20 anos, dobraram nossos conhecimentos científicos em relação aos anteriormente acumulados na história da humanidade.


A globalização, também chamada de “internacionalização do espaço mundial”, é resultado desses avanços da revolução tecnológica. A Terra se transformou numa aldeia global. Hoje podemos ver as mesmas imagens na Televisão, comprar os mesmos carros e eletrodomésticos praticamente em qualquer lugar do mundo. Como será que podemos trabalhar o conhecimento nesta era de espaço global?


Outra grande modificação desse cenário é que as sociedades deixaram de ser rurais, para se tornar urbanas, isto quer dizer que quase 80% da população no mundo inteiro vivem nas grandes cidades. A isso damos o nome de urbanização.


Dado o cenário apresentado, podemos concluir que a educação, que antigamente era responsabilidade quase que exclusivamente da escola (ficando a cargo dos pais a complementação dessa educação, principalmente em aspectos mais sociais), hoje se apresenta em uma configuração diferenciada.


Dessa maneira, distinguem-se a educação formal (aquela obtida nas instituições de ensino), da educação nãoformal (que pode ser obtida de maneiras inúmeras, como por televisão, convivência social, Internet, etc.).

Hoje tecidos inteligentes trazem conforto e bem estar ao vestir. Pode-se dizer que há um tecido indicado para cada peça de roupa. O mais mole, o resistente, o que fica justinho, o que dá caimento, são muitas as opções. A tecnologia hoje está na moda para aumentar ainda mais o leque de opções das confecções.


Assim, o consumidor tem conforto e bem estar, pode até se proteger dos raios solares com um tecido trabalhado para esse fim.


Já existe lingerie perfumado, roupas com tecidos que hidratam a pele, calções anti-celulite e acção anti-inflamatória, camisolas que não deixam cheiro. Sem falar na tecnologia da NASA para as vestimentas dos aeronautas.


Com essas e outras conquistas tecnológicas, percebemos como o mundo rapidamente se transforma, com avanços que há apenas poucas décadas seriam inimagináveis. E assim, o conhecimento cada vez mais acessível, transforma a maneira de pensar e agir de nossos alunos, exigindo de nos a necessidade de resignificar todo um modo de agir educativo consolidado ao longo de centenas de anos referente a prática pedagógica tradicional..