Luanda   -  Fui convidado para participar numa conferência sobre inovação e tecnologia, organizada pela Portugal Telecom, uma empresa de nível mundial na área das telecomunicações. Em Lisboa estiveram presentes investidores que, no total, representavam um PIB de um trilião de dólares. E foram propositadamente à capital portuguesa ver o que há de novo nas telecomunicações, um mundo que evolui à velocidade da luz.

Fonte: JA

Portugal é um dos países da União Europeia em situação de resgate financeiro. A crise é profunda e nas ruas de Lisboa vemos pessoas com o olhar vago, restaurantes vazios e lojas fechadas. O trânsito flui agora com facilidade porque a vida económica está em desaceleração. Há ruas sem ninguém, onde antes fervilhava o comércio. As famílias portuguesas foram tocadas pelo desemprego. Muitos jovens preferem emigrar, alguns deles com formação superior e, por isso, ficam agora baratos aos novos patrões. Se o melhor de um povo parte para fora das fronteiras da União Europeia, é porque há crise, recessão económica, penúria, desemprego de longa duração. Os angolanos compreendem o que os portugueses estão a viver.


Mas foi nesse ambiente que Zeinal Bava e a Portugal Telecom resolveram organizar uma conferência para mostrar a investidores e analistas internacionais as inovações tecnológicas protagonizadas pela empresa. Numa longa entrevista com o presidente executivo da PT, fiquei a saber as razões dessa iniciativa. Para Zeinal se não inovamos, então não adianta esperar o sucesso. A inovação faz a diferença entre o sucesso e o insucesso em quase tudo na vida. Mas no mundo empresarial, inovar é o caminho seguro para o sucesso.


A Portugal Telecom fez isso em Lisboa e chamou investidores internacionais para verem as inovações das suas equipas técnicas. Juntou em Lisboa investidores que, sozinhos, resgatavam Portugal e punham o país das caravelas a navegar de novo.


A exposição permitiu-me uma reflexão: Angola tem recursos naturais, tem uma população jovem, tem já a possibilidade de estabelecer parcerias com empresas da dimensão da Portugal Telecom. Só nos falta trabalhar mais e ter mais iniciativas, esses ingredientes mágicos da inovação. As nossas empresas precisam de mostrar os seus produtos, os seus projectos, a sua capacidade de gestão. Precisam de trazer a Luanda investidores que vejam o que sabemos e o queremos fazer e, por via disso, sejam estimulados a ser nossos parceiros neste caminho para o desenvolvimento.


Zeinal Bava é um amigo de Angola e está de braços abertos para ajudar os angolanos a criar empresas da dimensão da Portugal Telecom. A grande aposta da PT começou na sua rede fixa e progrediu nas soluções móveis. Lançou produtos antes de qualquer outro grande país da Europa. Depende de nós, seguirmos esse exemplo e escolhermos o caminho certo.


O gestor que preside aos destinos da PT disse-me que a UNITEL é um exemplo de sucesso. Os lugares mais importantes da empresa são desempenhados por técnicos angolanos. Há ali muita engenharia angolana, muita iniciativa, muito trabalho. Todos os ingredientes da inovação estão presentes. Esse é o caminho para criar grandes empresas, emprego qualificado e riqueza para distribuir.


O investimento em tempo de crise pode fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso. Zeinal Bava também aqui fez uma aposta que resultou. Nos últimos quatro anos, já com o cenário da falência do banco Lehman Brothers, o presidente da Portugal Telecom fez importantes investimentos. E os resultados foram agora levados à conferência de inovação e tecnologia que decorreu em Lisboa. Com Portugal mergulhado na crise e a sua economia à procura de saídas, o gestor lançou mão de 750 milhões de euros para continuar a trabalhar com a sua equipa e inovar num mundo em que tudo parece ser demasiado igual, no que diz respeito à recessão, às dívidas, ao desemprego, à pobreza emergente em países que ainda ontem tinham boa saúde económica e os seus cidadãos viviam com altos padrões de vida.


Em Angola temos tudo a ganhar se seguirmos os bons exemplos nacionais e internacionais. A Portugal Telecom é um bom exemplo de gestão de sucesso em tempo de crise. É uma empresa que destina grandes recursos financeiros para a inovação. Num mundo onde prevalece a incerteza, a PT consegue multiplicar negócios e somar lucros. Uma empresa que emprega milhares de jovens qualificados, num ecossistema que se estende ao nosso continente.


A conferência da Portugal Telecom sobre inovação e tecnologia foi um bom sinal para Portugal. É revigorante ver uma empresa portuguesa mostrar ao mundo os seus produtos inovadores. As empresas angolanas deviam conhecer o exemplo. Angola tem tudo para se impor no mundo empresarial, ao nível dos países mais desenvolvidos. Desde que haja equipas de gestores empenhados e daí resulte inovação. Este é o desafio que se coloca aos gestores angolanos de todos os sectores da vida económica. As empresas angolanas precisam de desenvolver o seu “benchmarking”, em vez de se fecharem no seu pequeno mundo à espera de financiamentos.

A concorrência na economia de mercado exige sabedoria para se escolherem as vias certas.